Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Corpo são, mente sã: 8 dicas para se viver com saúde

Marcele Lima Por: 06/08/2019 - 16:42
Saúde/Pixabay
Saúde/Pixabay

A população brasileira está vivendo cada vez mais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, a expectativa de vida é de 80 anos para as mulheres e 73 para os homens. Para viver tanto tempo de maneira plena é preciso ter alguns cuidados, que incluem o corpo e a mente.

Nesta semana, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, em 5 de agosto. A data foi pensada para estimular as pessoas a mudarem alguns costumes que podem trazer malefícios,  principalmente por conta da má alimentação e da falta de prática de atividades físicas.

A nutricionista Daniela Pereira explica que o primeiro passo começa com a mudança de comportamento. “Hábitos simples podem contribuir para se ter uma vida longa e mais saudável”. A profissional separou 8 dicas de como conquistar benefícios para a saúde:

1 – Durma bem

Uma noite mal dormida pode causar estresse, fadiga, além de facilitar alterações hormonais, influenciando inclusive a dificuldade para se perder peso.

2 – Exercite-se

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), boa parte das mortes súbitas são causadas por sedentarismo. O exercício físico ajuda os indivíduos a manterem a saúde em dia, controla inclusive as taxas corporais, melhora o estresse e é indicado para quem quer emagrecer com qualidade.

3- Beba água

A água é essencial para o funcionamento do nosso corpo. Todas as reações químicas que ocorrem nele dependem da água. O ideal é consumir pelo menos dois litros por dia. Em cidades mais quentes, essa ingestão pode ser ainda maior.

4 – Fuja dos industrializados

A praticidade dos alimentos que lotam as prateleiras dos supermercados é tentadora. Mas é preciso evitar o consumo, sobretudo dos ultraprocessados, como biscoitos e temperos istântaneos, como que são os mais ricos em calorias, sal, açúcares e gorduras. 

5 – Consuma fibras

As fibras alimentares estão presentes nos alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes. A recomendação da OMS é que sejam consumidas pelo menos 25 gramas de fibras todos os dias, o que pode prevenir o aparecimento de doenças crônicas que tenham relação com os hábitos alimentares.

6 – Mastigue bem

Quando não mastigamos bem o alimento, o estômago acaba tendo que trabalhar muito mais para digerir a comida. Além disso, cerca de 20 minutos depois da alimentação, nosso cérebro recebe um aviso de que é hora de parar de comer, o que significa que comer devagar pode gerar saciedade, evitando que seja consumido uma quantidade maior de alimento do que de fato é necessário.

7 – Não fume

O tabagismo é um dos principais responsáveis por doenças respiratórias, pelo câncer de pulmão, por tumores e por problemas cardíacos.

8 – Sem estresse

O estresse é um fator de risco para doenças crônicas, como hipertensão. Ainda é responsável por problemas de saúde ligados à mente e ao emocional das pessoas. Hábitos como meditação, ouvir música, sair com os amigos, fazer o que se gosta, contribuem para desopilar e evitar os momentos mais turbulentos da vida.  Tenha um tempo para você! O amor próprio é benéfico para obtenção de uma vida mais saudável. Tire alguns momentos para cuidar do corpo, dos cabelos, da pele ou para não fazer nada. Vale a pena e traz uma percepção maior do que é preciso para viver bem.

Comentários