Conheça os benefícios do veganismo para a sua saúde

Por: 20/03/2023 - 17:14 - Atualizado em: 20/03/2023 - 17:16
No Brasil há 7 milhões de pessoas adeptas ao veganismo (Pexels)

A onda de alimentação saudável e a reflexão sobre a exploração animal, tem crescido exponencialmente nos últimos anos. No Brasil, dos 30 milhões de pessoas adeptas ao vegetarianismo, pelo menos 7 milhões são veganos. Mas você sabe o que é? Quais os benefícios dessa alimentação para a saúde e como o movimento pode impactar nossas vidas? Continue a leitura para saber mais.

Nesta segunda-feira (20) comemora-se o Dia Mundial sem Carne que foi criado nos Estados Unidos em 1985. A data-protesto nasceu nas terras Norte-Americanas por meio de uma iniciativa da Farm Animal Rights Movement (ONG FARM), uma organização sem fins lucrativos que defende os direitos dos animais e o veganismo desde 1976. Segundo a Vegan Society, o veganismo é um estilo de vida que tem como propósito não colaborar com a exploração, o confinamento e o abate de animais, valorizando seus direitos e bem-estar. Além disso, entre os objetivos está proteger o meio ambiente e ao mesmo tempo fazer a promoção da saúde, considerando que o consumo regular de vegetais e frutas, por exemplo, contribuem para a prevenção de doenças, como pressão alta, câncer e a obesidade.

As pessoas adeptas fazem uma dieta vegetariana estrita, ou seja, além de não comer carnes, não consomem ovos, leite ou mel, também não usam roupa e nem cremes que tenham ingredientes de origem animal ou que tenham sido testados em animais. Para entender melhor, primeiro vamos esclarecer a dúvida entre o vegetarianismo e o veganismo e suas distinções. Os vegetarianos não comem carne (por religiosidade ou por questões de saúde), no entanto consomem produtos de origem animal. Já os veganos, como dito anteriormente, não comem carne, mas também não ingerem ou utilizam produtos derivados ou testados em animais.

Agora vamos aos benefícios?

Para você que talvez não conheça, apesar de ser uma cozinha baseada em plantas, a culinária é bem diversa e induz a criatividade no preparo dos alimentos. Além de trazer muitos benefícios à saúde dos adeptos a esse estilo. Confira!

Maior facilidade em controlar o peso

Sabemos que na dieta tradicional há ingestão de muitos alimentos processados, ultraprocessados e de origem animal com índices elevados de gordura. Na contramão dessa proposta alimentar, a dieta vegana é balanceada e sem excesso de carboidratos pode ser uma excelente aliada no controle do peso.

Essa conduta possibilita que veganos, normalmente, tenham índices de massa corporal menores que os onívoros, nome dado a quem consome alimentos de qualquer origem. Com os vegetais notamos que a saciedade é mais prolongada, devido a riqueza de fibras, além do bom funcionamento adequado do intestino.

Controle do colesterol

Mudando da dieta de consumo de produtos de origem animal para uma alimentação vegana, contribui para que os índices de substâncias desfavoráveis diminuam, sobretudo o Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), o chamado “colesterol ruim”.

Por outro lado, muitas sementes e leguminosas que costumam ser consumidas amplamente por quem se torna vegano, como a soja e as nozes, podem contribuir para a elevação do Lipoproteína de Alta Densidade (HDL), o famoso “colesterol bom”.

Menor risco de doenças cardiovasculares

O controle de peso e o índice adequado de colesterol proporcionam mais um dos benefícios das dietas veganas: um menor risco de problemas cardiovasculares, como infartos, acidentes vasculares e hipertensão arterial.

Digestão facilitada

Veganismo também significa ter uma dieta com alimentos geralmente de fácil digestão, o que pode ser muito vantajoso para quem sofre com problemas estomacais. Resultado de uma alimentação que não consome alimentos industrializados e cheios de conservantes.

Maior longevidade

É possível viver mais com uma dieta vegana. Uma pesquisa realizada por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts (EUA), em 2016, revelou que o aumento de 3% na ingestão de proteína de origem vegetal diminui em até 10% o risco de vida. Já o aumento de até 10% no consumo de proteína de origem animal aumenta em 2% o risco de vida e 8% o risco de doenças cardiovasculares.