Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça mais sobre o farmacêutico, uma das profissões mais antigas do mundo

Você conhece a profissão de farmacêutico? Conheça aqui!
Por: Caroline Melo 20/01/2017 - 08:00 - Atualizado em: 20/01/2017 - 09:13
Dia do Farmacêutico
Farmacêuticos também cuidam da saúde e bem estar
No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico no Brasil, uma das profissões mais antigas e variadas que já existiram
 
Talvez você conheça o ditado “a diferença entre remédio e veneno é a dose”. Este é um dito que todo farmacêutico tem bem arraigado dentro de si porque, desde os tempos mais remotos, o ser humano utiliza materiais encontrados na natureza para tratar e melhorar de alguma forma os seres vivos. 
 
Com o tempo, o trabalho dos boticários - os “patriarcas” da farmácia - e a medicina evoluíram e, hoje, o farmacêutico usa seus conhecimentos para oferecer um suporte extremamente importante no cuidado da saúde. Ele é capacitado para desenvolver, produzir, controlar, armazenar, distribuir e até transportar produtos como medicamentos, drogas, cosméticos e produtos de higiene, entre outros. 
 
A área é tão grande e necessária que não para por aí: exames clínicos, laboratoriais e toxicológicos também fazem parte das várias atribuições de um farmacêutico. Na saúde pública, o profissional pode prestar assistência farmacêutica, prescrevendo, orientando e acompanhando tratamentos. Fora isso, ainda há a possibilidade de exercer fiscalização de produtos, estabelecimentos e serviços ou, claro, se dedicar à pesquisa.
 
A formação do farmacêutico 
 
Ao todo, o curso dura 10 semestres e conta com três diferentes estágios supervisionados. Durante a formação, os estudantes voltam sua atenção a matérias como bioestatística, biossegurança, biofísica, anatomia, citologia, fisiologia e genética humanas, química geral e inorgânica, cálculo e, claro, farmacologia. 
 
Cumprindo o papel de ligação entre os medicamentos e o tratamento, os profissionais de Farmácia atendem de várias maneiras diferentes a população, fazendo sua parte como profissionais da saúde. A procura por profissionais da área tem aumentado bastante em face às mudanças nas pesquisas e também por causa de surtos e variações de doenças - que aparecem com constância. Estão, no final das contas, no centro de um setor que nunca para de mudar - e não cessa de ser extremamente importante para todas as pessoas.
 

Comentários