Conheça as áreas não convencionais que os psicólogos podem atuar

Coordenadora aconselha aperfeiçoamento acadêmico para aproveitar mais as oportunidades de atuação em áreas menos comuns
Por: 25/08/2022 - 14:35
Conheça as áreas não convencionais que os psicólogos podem atuar
Psicologia da aviação é uma das áreas de atuação menos conhecidas | Foto: Pexels

Por Maya Santos

A busca por acompanhamento psicológico cresceu no período pandêmico. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde revelou que mais de 80% dos psicólogos tiveram aumento de demanda de pacientes durante a pandemia.

Ao que parece, essa busca permanece intensa sobretudo na área clínica, uma das áreas mais procuradas pelos recém-formados em psicologia junto à área organizacional. Por outro lado, também surgem oportunidades mais acentuadas de atuação em áreas menos comuns.

A coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Paulista, Márcia Karine Monteiro, conta que “o psicólogo está inserido em vários ambientes profissionais, tais como: psicologia hospitalar; psicologia escolar; psicologia organizacional e do trabalho; psicologia jurídica; psicologia do trânsito; psicologia do esporte; psicologia da aviação”. A psicóloga ainda deixa um conselho: “todos os dias precisamos buscar o reconhecimento da profissão, a conquista do espaço e o lugar de fala”.

Você deve estar se perguntando o que psicólogos fazem nessas áreas, né? Então, continue a leitura e saiba mais a seguir.

PSICOLOGIA JURÍDICA

Compreendida como uma vertente de estudo da psicologia, a psicologia jurídica consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao direito, principalmente quanto à saúde mental.

A profissão abrange o estudo, a avaliação, a prevenção, o acompanhamento e o tratamento de fenômenos psicológicos que afetam ou podem vir a afetar a conduta de uma pessoa com potencial de infringir as normas legais vigentes na sociedade.

PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

Pouco mencionada, a psicologia do trânsito é uma área do conhecimento que estuda o comportamento humano no contexto da mobilidade urbana, investigando fatores internos e externos, conscientes e inconscientes que promovem, influenciam e transformam a realidade do trânsito.

O profissional pode atuar como perito em casos de acidentes; elaboração de programas de educação no trânsito; assessoria em melhorias na sinalização; desenvolvimento de pesquisas na área.

PSICOLOGIA DO ESPORTE

A Psicologia Esportiva ou Psicologia do Esporte, é uma área de estudo da Psicologia que tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida e do desempenho esportivo dos atletas.

A função chave do profissional é desenvolver habilidades específicas para que o atleta tenha o melhor rendimento possível, potencializando o melhor gesto técnico possível – principalmente com treinadores e preparadores físicos -, além de ajudar o atleta a lidar com a pressão das competições.

PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO

A Associação Brasileira de Psicologia da Aviação define a Psicologia da Aviação como uma  aplicação dos princípios, métodos e instrumentos das diversas áreas da Psicologia ao ambiente aeronáutico, ou seja, visa promover eficiência, eficácia e segurança operacional, bem como saúde e bem-estar de todos os que, direta ou indiretamente, estão a ele vinculados.

PSICOLOGIA HOSPITALAR

É um ramo da Psicologia da Saúde, ainda inexistente em vários países, mas cada vez mais difundida no Brasil estando incluída no currículo das principais Instituições de Ensino Superior. A atuação da psicóloga hospitalar faz toda a diferença na recuperação e qualidade de vida do doente, que terá sua voz paciente ouvida com atenção e, assim, o profissional poderá  aplicar o diagnóstico correto para minimizar seu sofrimento.

PSICOLOGIA ESCOLAR

Esta área aplica princípios da psicologia educacional, psicologia do desenvolvimento, psicologia clínica e psicologia comunitária. A profissional terá a análise de comportamento como aliada para atender às necessidades de aprendizagem e saúde comportamental de crianças e adolescentes.

Seu trabalho está ligado a promover um bem-estar para os estudantes no ambiente escolar, através da colaboração com o corpo docente e técnico na elaboração, implementando, avaliando e reformulando currículos, projetos pedagógicos e políticas educacionais. Além de participar de orientações dos docentes, avaliar as características e necessidades do indivíduo com deficiência, orientar a aplicação de projetos inclusivos, entre outras atividades.

Ei, ficou curiosa? Então, saiba como ingressar no curso de Psicologia e atue em uma dessas áreas. Estude na UNINABUCO Digital.