Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça 5 obras para criar novos hábitos de leitura nessas férias

Entre os benefícios a leitura desenvolve sua criatividade, imaginação, comunicação, senso crítico, e ampliará a habilidade na escrita
Por: 06/01/2023 - 19:15 - Atualizado em: 07/01/2023 - 10:21

Você já deve ter percebido que o começo de ano é marcado por mudanças ou início de bons hábitos, né? O que talvez você não saiba é que existem alguns obstáculos para criá-los, como o da leitura, por exemplo. Se essa é uma meta sua para 2023, então continue conosco para descobrir bons motivos para começar a ler agora! 

A leitura traz diversos benefícios aos praticantes, pois estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade de interpretação, além de proporcionar à pessoa um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Assim, você se tornará uma pessoa com mais repertório, e, sem contar que você desenvolverá sua criatividade, imaginação, comunicação, senso crítico, e ampliará a habilidade na escrita. 

Você deve está refletindo como fazer isso, né? Então, vamos te ajudar! Para começar bem é importante definir um horário para sua leitura. Ah, e não precisa ler um ou duas horas, se você reservar de 15 a 20 minutos todos os dias fica mais fácil de se acostumar com esse momento de descompressão. 

O segundo passo é o melhor, pois é nesse momento que você vai escolher um livro. Essa escolha pode ser baseada nos seus interesses pessoais e tem uma infinidade de gêneros que podem te agradar, como poesia, romance, crônicas, fantasia fantástica, entre outros. Mas, como queremos te ajudar, nós preparamos uma lista com 5 obras leves para você destravar a leitura na sua rotina. 

Veja a lista a seguir:

O PEQUENO PRÍNCIPE 

Um clássico infantil mundialmente conhecido, O Pequeno Príncipe vai cativar sua atenção. O livro fala sobre um piloto que cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. 

 

 

 

 

 

 

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

A clássica obra do autor inglês George Orwell narra a jornada de um grupo de animais que decide se rebelar contra o dono da fazendo, o Sr. Jones, e com a exploração dos humanos.

A fábula não mais é que uma alegoria, uma sátira sobre o totalitarismo, mais especificamente com os rumos tomados pela Revolução Russa, de 1917. Uma história instigante e fácil de ler. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NA MINHA PELE

Se sua praia é conhecer mais sobre personalidades, talvez a escolha ideal seja Na Minha Pele, escrito por Lázaro Ramos. Movido pelo desejo de viver num mundo em que a pluralidade cultural, racial, étnica e social seja vista como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. Mesmo com temas densos, o título traz as informações de forma leve e de fácil compreensão, com toques de humor e reflexões necessárias para vida. 


 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

EXTRAORDINÁRIO 

No romance, Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial e precisou passar por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele finalmente começa a frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade. Esse livro é de fôlego e te conduz a acessar seu lado mais sensível, vale super a pena. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

Para quem gosta de descobrir o mundo, com certeza precisa fazer uma “Viagem ao centro da Terra”. Nesta aventura, os rios de lava, mares subterrâneos, os primórdios da vida no planeta, fauna e flora pré-históricas, múmias de homens primitivos são imagens que ficaram na sua mente. Fruto da imaginação e do conhecimento de um dos pais da ficção científica, Viagem ao centro da Terra é uma das obras mais originais e ousadas de seu tempo. Essa edição traz texto integral, excelente apresentação, cerca de 30 ilustrações originais, mais de 150 notas e cronologia e obra de Jules Verne - um dos escritores mais traduzidos em toda a história.

 

 

 

 

 

 

Agora que você já tem uma lista com opções variadas para iniciar seu mais novo hábito neste ano, que tal viajar nas histórias? Aproveita e volta aqui para comentar como foi vivenciar esse momento! Até a próxima! 

 

Comentários