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Conheça 4 ações que um gestor de RH deve saber executar

Você conhece a profissão de Gestor de RH? Confira aqui um pouco da atuação desses profissionais
Por: Taísa Silveira 06/02/2017 - 08:00 - Atualizado em: 06/02/2017 - 09:31
Gestor de RH
O cargo de gestor de RH é um dos mais estratégicos dentro das empresas
Para que as empresas funcionem bem, é preciso que um dos recursos mais importantes
seja altamente qualificado: o capital humano. E a escolha dos profissionais que farão parte do escopo de funcionários é uma das tarefas mais difíceis. É neste momento que entra em cena o Gestor de RH, aquela pessoa responsável por identificar e recrutar talentos para as empresas.
 
 
Mais do que simplesmente uma função administrativa de controle de folha de pagamentos, benefícios, demissões e contratações, o gestor de RH é responsável por manter a “saúde” da empresa através da manutenção de uma boa relação entre os funcionários e os gestores. Esta profissão cresceu e diferente de outras áreas, não permaneceu engessada, conseguindo se moldar aos desafios do mercado atual.
 
Por isso, listamos aqui 4 funções e qualificações que um gestor de RH deve ter para atender as novas demandas do mercado de trabalho. Confira:
 
1. Gerir crises internas entre funcionários
 
Mais do que saber realizar uma contratação que agregue valores positivos às empresas, o gestor de RH deve ir além do resultado final da seleção. Ou seja, ele deve continuar acompanhando o desempenho do funcionário contratado e identificar quando ocorrem descontentamentos e conflitos de modo a mediar as partes envolvidas no problema e tentar solucionar da melhor forma. O gerenciamento eficaz das crises do capital humano é uma das coisas mais importantes para uma empresa, pois funcionários insatisfeitos rendem menos e isso pode acarretar em prejuízos.
 
2. Aprender a dar e receber feedbacks
 
Saber direcionar os funcionários para o melhor resultado não é função apenas do chefe direto. Esta também deve ser uma tarefa desempenhada pelos gestores de RH, pois eles são responsáveis por ouvir os superiores e passar de maneira objetiva e sensível aos funcionários o que seus líderes estão achando do trabalho deles. Isso significa que o gestor de RH deve manter uma escuta empática e uma opinião firme, para transmitir a segurança necessária ao funcionário, seja para um elogio ou para um puxão de orelha, e estar aberto a ouvir críticas também, seja de seus superiores, seja dos colegas.
 
3. Utilizar as tecnologias a seu favor
 
Em tempos de internet e redes sociais, é muito fácil rastrear uma pessoa, e por esta razão a tecnologia pode ser uma ótima aliada na hora de recrutar candidatos para preencher alguma vacância nas empresas. Atualmente é muito comum que as primeiras etapas de seleção ocorram online, e para isso os gestores de RH podem contar com diversos sites que disponibilizam gratuitamente ou através de assinaturas mensais/anuiais currículos de candidatos às mais diversas áreas do conhecimento. Como empresas grandes anunciam vagas, a quantidade de currículos que chegam na mesa do gestor de RH é imensa, portanto uma forma de facilitar o trabalho de triagem é realizar etapas eliminatórias de seleção apenas pela internet. Dessa forma, apenas os perfis mais qualificados e afins à vaga aberta serão entrevistados presencialmente, diminuindo o tempo do recrutamento e objetivando os processos.
 
4. Desenvolver técnicas de recrutamento e seleção eficazes
 
Uma das piores coisas que podem acontecer para uma empresa é a rotatividade grande de funcionários. Isso gera descontinuidade nos processos organizacionais e instabilidade nas equipes e nos líderes que precisam a todo momento adaptar-se a uma nova pessoa entrando na equipe. Por esta razão, é essencial que os gestores de RH conheçam muito bem a empresa, seus valores e metas para desenvolver bons processos seletivos, evitando o temido turn over de candidatos.
 
Portanto cada vez mais as empresas têm percebido a necessidade de ter em seu quadro um gestor de RH, que seja capaz de transmitir para os outros funcionários os valores a missão da empresa de forma eficaz, pois desta forma o capital humano da empresa tenderá sempre a ser qualificado, refletindo positivamente nos resultados da empresa.
 
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