Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira dicas para manter o foco e qualidade nos estudos na formação EAD

Para te ajudar, especialistas trazem dicas para manter o rendimento nos estudos a distância
Por: 05/07/2022 - 09:48
 Homem negro com camisa xadrez azul e branca com material de estudos. Crédito: Pixabay
Homem negro com camisa xadrez azul e branca com material de estudos. Crédito: Pixabay

Escrito por Suellen Fernandes

Atenção focada é muito importante para quem quer ter uma boa formação. Os conteúdos transmitidos em aula e material de apoio (slides, livros, artigos etc.) são vastos em conhecimento para a sua carreira. 


Desafios existem, mas saber quem você é no processo, dará sentido à sua vida. Essa é a orientação inicial da especialista em saúde mental, Sandra Sales. Como psicóloga clínica e educacional, ela indica que construir um planejamento e traçar metas fazem parte do sucesso. A organização é o processo inicial para a boa qualidade dos estudos. 

Estudantes de curso EAD precisam ter planejamento e disciplina é atitude de ordem. “Ter foco e organização é muito importante para otimizar os estudos, e ter um lugar apropriado com boa luz, tranquilo e ventilação ajudam muito”, recomenda a psicóloga Sandra Sales.


O uso da tecnologia democratiza a formação, mas se ela é usada indiscriminadamente, pode atrapalhar o rendimento. Então redes sociais, notificações nos aparelhos e abas abertas sem necessidade prejudicam a concentração.

O local empregado para estudar deve ser estimulante para os estudos também. “O nosso cérebro aprendeu por anos que o espaço do quarto e da sala tem objetivos diferentes, como relaxar e fazer outras atividades. Estudar por tela modifica a resposta neural e interfere no funcionamento do organismo como um todo”, acrescenta a psicóloga. 

Mas a qualidade da formação (e vale para trabalho também!) passa por uma organização de intervalos. O cuidado com a postura, cuidar da alimentação, realizar atividades físicas e ter pausas entre uma disciplina e outra fazem parte do conjunto de planejamento da sua rotina. 

Fazer uso de aplicativos de tempo para cronometrar atividades ajuda muito na divisão do tempo e na atenção a uma atividade. A técnica pomodoro pode ser sua aliada no gerenciamento de tempo. 

Claro que a forma de absorver o conteúdo é importante. A dica a seguir vai para quem ensina, mas você pode usar como maneira de aprendizado para absorver o que está estudando. Quem organiza as aulas precisa estar atenta à metodologia e mesclar formatos. “Uso de slide bem atrativo, em seguida um vídeo que explora o assunto, atividade interativa que faça com que estudantes reflitam como um debate e demonstração prática. Quem elabora as aulas online precisa ter a noção do tempo e usar a criatividade e os recursos tecnológicos”, completou a especialista Sandra Sales. 


Então para reforçar, 5 pontos para você ter melhor qualidade nos estudos:

- Construa um planejamento que possa traçar metas reais.

- Mantenha seus horários dentro de uma organização.

- Preste atenção em que momento você é mais produtivo no dia.

- Verifique o que te distrai e tome medidas com soluções para permanecer no foco.

- Use a técnica que se encaixe com seu perfil e necessidade, buscando otimizar o tempo de suas tarefas.

- Separar interrupções. O corpo e o cérebro precisam de pausas, então realize algo que não tenha nada a ver com o que acabou de dedicar seu tempo para ajudar a mente a dar um respiro.

 

Gostou das dicas e já aplica alguma dessas dicas no dia a dia? Elas vão te ajudar a dar o seu melhor! Tem interesse em um curso EAD? Venha para UNINABUCO.

 

Comentários