Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira dicas infalíveis para você gerenciar seu tempo de estudos

Quase todo mundo tem aquele problema para conciliar as milhares de atividades diárias com o tempo de estudar. Entretanto, não é preciso sacrificar nada. Saiba aqui como gerenciar seu tempo de estudos e otimizar a qualidade do período que passa absorvendo conteúdo
Por: Camilla de Assis 03/03/2017 - 08:00 - Atualizado em: 03/03/2017 - 10:34
Foto: Pixabay
Saiba como gerenciar o seu tempo de estudos!
Você já se deparou com a tentativa de estudar e ter um milhão de coisas para fazer, não é? Ou então de achar que vai estudar bastante, mas só conseguir estudar um pouco porque não teve tempo. Ou, ainda, sair exausto após longas horas lendo, fazendo anotações e absorvendo conteúdo. Se você se identificou em pelo menos uma das hipóteses acima, você teve algum tipo de problema de gerenciamento de tempo de estudo.
 
Mas isso pode ser resolvido. Basta saber como estudar, quando estudar e a quantidade de tempo por vez. Para ajudar você nisso, trouxemos uma série de dicas para você equilibrar o tempo de estudos com o resto das sua atividades diárias, garantindo, assim, uma melhor qualidade na absorção de conteúdo.
 
1 - Organize um cronograma de estudos
 
Se você tem jornada dupla ou tripla, não hesite em criar um calendário de estudos que seja alinhado com seu dia a dia. Seja diária ou semanalmente, é importante dedicar um tempo para estudar o conteúdo passado pelos professores em sala de aula. Isso vai garantir que você não fique “atolado” de assuntos quando estiver próximo do período de provas e trabalhos.
 
2 - Organize seu local de estudos
 
Onde quer que você vá estudar, mantenha o espaço organizado. Um local limpo e com tudo no lugar proporciona menos distrações e, consequentemente, mais otimização do tempo de estudo. Mantenha coisas que não são relacionadas à absorção de conteúdo, como videogames e outros aparelhos eletrônicos, longe.
 
3 - Tenha metas
 
Faça um quadro de metas semanais e cumpra-as. Você pode até se “recompensar” com alguma coisa que goste, por exemplo, ao final do cumprimento de cada etapa. As metas são um estímulo de produtividade e podem ajudar você a se manter na linha e com foco nos estudos. 
 
4 - Evite interrupções
 
Principalmente se você tiver o tempo curto para estudar, evite as interrupções desnecessárias. Quanto mais concentração no assunto, mais fácil vai ser para absorver a temática e dar seguimento ao novo conteúdo. Desligue televisão, desative as notificações do WhatsApp - e demais aplicativos de conversas - e, se você estiver utilizando a internet para estudar, não caia na tentação das redes sociais.
 
E aí, gostou das dicas? Conta pra gente!

Comentários