Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira 5 curiosidades sobre Enfermagem

Enfermeiros são responsáveis por cuidar da saúde dos pacientes, realizar procedimentos de alta complexidade e até mesmo administrar a equipe. Conheça cinco curiosidades da profissão
Por: Camilla de Assis 21/04/2017 - 12:35 - Atualizado em: 29/06/2017 - 11:19
O dom de cuidar da saúde alheia é para poucos. Conheça mais sobre a profissão
O dom de cuidar da saúde alheia é para poucos. Conheça mais sobre a profissão

O dom de cuidar da saúde alheia é para poucos. Os profissionais da área são extremamente importantes para a preservação do bem estar social dentro de uma comunidade, pois pessoas com saúde são pessoas mais felizes. Dentro do rol de importantes figuras do meio da área da Saúde estão os enfermeiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em 2015, o Brasil tem 3,5 milhões de trabalhadores na área de saúde, sendo cerca de 50% desses na Enfermagem.

Responsáveis por cuidar da saúde dos pacientes, realizar procedimentos de alta complexidade e até mesmo administrar a equipe, os profissionais da área de Enfermagem são essenciais para a manutenção adequada de hospitais, clínicas, postos de saúde, entre outros centros médicos. Ainda de acordo com o Cofen, a Enfermagem é composta de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros.

Mas muitas dessas coisas você já sabe. Por isso, trouxemos algumas curiosidades da Enfermagem. Confira:

A origem da Enfermagem vem desde o período pré-cristão

No período pré-cristão, os sacerdotes e feiticeiras acumulavam funções de médico, como curandeiros. As pessoas da época acreditavam que as doenças eram um castigo de Deus para com as pessoas e grupos pelos seus pecados. Os curandeiros utilizavam banhos de água fria ou quente, massagens, purgativos e substâncias que provocavam náuseas.

Origem do nome “enfermeiro”

Em português, a palavra “enfermeiro” vem do latim infirmum, que significa “aquele que não está firme”. No Brasil, infirmum foi adaptado para “enfermo”. A partir de daí, surgiram as palavras enfermeiro, enfermagem, enfermaria…

Ana Néri foi a primeira enfermeira do Brasil

No Brasil, Ana Néri é a enfermeira mais reconhecida na área - e fora dela. Néri foi conhecida por atuar voluntariamente nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Tudo começou quando seus filhos foram convocados para lutarem na Guerra do Paraguai, em 1865, e então Ana Néri resolveu se oferecer para cuidar dos enfermos durante os combates. Ela aprendeu noções básicas de enfermagem com irmãs de caridade da irmandade de São Vicente de Paulo e tornou-se a primeira mulher enfermeira do Brasil. Ante dela, só existiam homens na área. Os primeiros foram padres jesuítas que atuaram nas Santas Casas de Misericórdia, desde 1540.

Florence Nightingale

Outra enfermeira famosa - essa mundialmente - foi Florence Nightingale. Ela ficou conhecida por ser pioneira no tratamento de feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Nightingale era conhecida como “dama da lâmpada” por conta de utilizar-se o instrumento para auxiliar, durante a noite, os feridos no combate.

Semana da Enfermagem

Os enfermeiros não têm apenas um dia de comemoração, como uma semana inteira, que vai de 12 a 20 de maio. A celebração é feita em homenagem ao nascimento da britânica Florence Nightingale e à morte da brasileira Ana Néri, respectivamente.

E aí, ficou com vontade de se tornar um(a) enfermeiro(a) também? Confira o curso de Enfermagem da Joaquim Nabuco!

Comentários