Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como tornar o negócio mais sustentável?

Saiba o que é a Política do 5R’s que pode ajudar nesta transformação
Por: Ariana Catunda 14/08/2018 - 17:20 - Atualizado em: 24/08/2018 - 09:58
Em tempos em que se fala sobre o esgotamento cada vez mais latente dos recursos que a Terra oferece, a preocupação com a sustentabilidade se torna uma pauta necessária em todos os âmbitos. Neste sentido, a pergunta “como tornar o negócio mais sustentável?” pode ser um primeiro passo importante para adquirir uma cultura de cuidados e responsabilidade com o meio ambiente.
 
Uma nova forma de pensar, realizar trocas inteligentes e aplicar uma gestão ambiental na empresa, utilizando práticas e métodos administrativos que reduzam ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza, são algumas das maneiras de iniciar esse processo de transformação. 
 
 
Hoje, um produto ou serviço que preze pelo meio ambiente tem um diferencial competitivo no mercado. A associação de uma gestão ambiental ao perfil do negócio pode melhorar, consideravelmente, a imagem da empresa e o seu relacionamento com os clientes e a sociedade de uma forma geral, além de promover redução de custos.
 
O que fazer?
 
Independente da área de atuação da empresa, é possível adotar práticas que ajudem na preservação do meio ambiente. Entre as opções do que fazer para tornar o negócio mais sustentável, está a instituição da Política dos Cinco R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar. 
 
A adoção deste recurso de gestão ambiental empresarial tem como objetivo fazer com a empresa trilhe um caminho de modelo sustentável. Conheça abaixo o que diz o conceito desses processos educativos que levarão à mudança de valores e práticas:
 
Reduzir
 
A regra é básica: diminuir o consumo. O interessante é dar prioridade e investir em produtos que tenham uma durabilidade maior ou que não necessitem de substituição. Isso diminui a quantidade de lixo gerado pela empresa e evita desperdícios. Optar por refis, produtos a granel, ou que tenham embalagem econômica ou retornável já podem ser um bom começo.
 
Reutilizar
 
Ao invés de jogar fora, que tal dar um novo uso para um produto? Essa atitude também diminui a produção de resíduos, amplia sua vida útil e ainda economiza na extração da matéria-prima que foi utilizada em sua fabricação. Utilizar os dois lados do papel, fazer bloco de rascunhos e transformar uma lata em porta-lápis são formas de aplicar esse conceito e ainda estimular a criatividade e inovação da equipe.
 
Reciclar
 
Isso quer dizer transformar o lixo em matéria-prima. O que não serve mais para a empresa pode ser útil no processo de criação de outros produtos, seja de forma industrial ou artesanal. Uma maneira de colocar em prática essa ideia é fazer a coleta seletiva papel, plástico, alumínio e vidro. Isso ainda pode contribuir para geração de renda de cooperativas que trabalham com esses tipos de materiais.
 
Repensar
 
A ideia aqui é parar e analisar: eu realmente preciso disso? Antes de adquirir qualquer produto é necessário pensar qual será o seu uso, como são os seus padrões de produção e a melhor forma de descarte a ser adotada. O ideal é levar em consideração os impactos que o excesso de geração de lixo e escolha de materiais não recicláveis ou não reutilizáveis. 
 
Recusar
 
Evitar o consumo de algo que é danoso ao meio ambiente ou que sabidamente o processo de manufatura causa algum dano é essencial para contribuir na transformação de um negócio sustentável. Ao invés de oferecer ao cliente um canudo de plástico é interessante disponibilizar canudos de acrílico ou de papel, que causam bem menos impacto na natureza.
 
Quais são as atitudes que você adota para tornar o seu negócio sustentável?

Comentários