Comerciantes do Cais de Santa Rita recebem certificados de capacitação

O curso ofertado pela UNINABUCO faz parte do projeto de requalificação da área, realizado em parceria com a Prefeitura do Recife
Assessoria de Comunicação Por: Melissa Fernandes 05/02/2018 - 17:08
Imagem mostra parte do Cais revitalizada
Cerca de 40 comerciantes foram beneficiados nessa primeira etapa - Foto: Pedro de Paula/Semoc

A UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco Recife – realiza, nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15h, a entrega do fardamento e dos certificados de conclusão de curso para os comerciantes que participaram da primeira etapa de requalificação do Centro Comercial Cais de Santa Rita. O projeto está sendo realizado em parceria com a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc), quando, nesta primeira etapa, a Instituição ofereceu a capacitação necessária para que os trabalhadores possam ter um maior e melhor rendimento na ocupação que exercem.

Nesta primeira fase da obra, cerca de 40 ambulantes que atuavam com produtos alimentícios na Rua Cais de Santa, foram relocados para a nova Praça de Alimentação do Centro Comercial e tiveram a oportunidade de participar de um curso de capacitação ofertado pela UNINABUCO.  Foram ministradas aulas de Segurança alimentar, Marketing pessoal, Marketing de vedas e Gestão Financeira. Além disso, o Centro Universitário vai ofertar um fardamento padronizado, composto por camisa, boné e colete, o que vai ajudar o público visitante e frequentador da Praça de Alimentação do Cais na identificação dos comerciantes da área.

Jânyo Diniz, reitor da UNINABUCO Recife, diz que é um dever da Instituição contribuir com a qualificação dos comerciantes do Centro. “Ao ofertar capacitação para esses trabalhadores, nós estamos reforçando o nosso compromisso com a educação e colaborando com o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Os participantes dessa primeira etapa do projeto tiveram a oportunidade de agregar conhecimento e experiência para lidar com o público. A qualificação adequada, nesse caso, vai promover um maior rendimento profissional e financeiro para quem atende e uma melhor recepção e qualidade no produto de quem consome”, declara.

O equipamento dá continuidade ao processo de ordenamento que a Prefeitura está realizando no bairro de São José, especialmente no entorno do Mercado. Os ambulantes estão saindo das ruas e calçadas para a atuar em um local específico do comércio. Para a gerente de Planejamento da Semoc, Simone Murua, ofertar capacitação é fundamental para complementar a ação. “O curso oferecido pela UNINABUCO também tem um papel importante na vida dos comerciantes, uma vez que ele dá novas oportunidades profissionais, muda a maneira como eles enxergam o dia a dia deles e como oferecem os serviços à população. Agora, esses trabalhadores se sentem mais valorizados, com o certificado de um Centro Universitário e muitos conhecimentos novos”.

Para Leonardo Estevam, diretor da UNINABUCO, a participação em projetos como este é importante para o desenvolvimento da cidade. “É sempre importante que uma comunidade acadêmica, presente no centro da cidade há mais de 10 anos, participe de projetos que beneficiem a população ao seu redor.  Uma Instituição de Ensino Superior tem o compromisso de servir a comunidade e é isso que a UNINABUCO faz ao abraçar tarefas como essa, especificamente quando são projetos que possam requalifica profissionalmente as pessoas. Ficamos felizes em participar de uma ação que deu a essa parte dos ambulantes do Cais de Santa Rita o incremento necessário para melhorar o seu dia-a-dia, o seu negócio e, consequentemente, a sua vida”, conclui.

O Centro Comercial do Cais de Santa Rita passa por reformas com o objetivo de trazer mais qualidade e maior desempenho para os trabalhadores locais e conforto para o público. A obras que estão sendo realizadas (mais duas etapas serão entregues) vão abrigar cerca de 390 bancas e boxes de roupas, frutas, verduras, grãos e outros itens. No Centro do Recife, além desse projeto, está em fase de conclusão a obra do anexo do Mercado de São José, que vai beneficiar cerca de 100 ambulantes que vendem ervas medicinais no entorno no Mercado de São José.