Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cintas e espartilhos podem trazer riscos à saúde

Especialista em Fisioterapia da Saúde da Mulher faz alguns alertas sobre a vestimenta
Rayanne Bulhões Por: 23/08/2018 - 10:33
Imagem mostra manequim com espartilho
Cintas e espartilhos acabam sendo objetos de desejos para as mulheres que querem sentir-se elegante

Tendência entre as famosas, cintas e espartilhos acabam sendo objetos de desejos para as mulheres que querem sentir-se elegante e diminuir alguns centímetros no corpo. Com reduções de até dois números em questão de minutos, esses modeladores servem também para correção postural e firmamento esquelético. Mas, é preciso ter atenção e cuidados com o uso indiscriminado desses produtos, porque os perigos ainda são invisíveis e danosos à saúde.

De acordo com a especialista em Fisioterapia da Saúde da Mulher e professora universitária, Susanne Brito, as cintas e os espartilhos podem trazer riscos se não forem utilizados adequadamente. “Se a vestimenta estiver muito “apertada”, o indivíduo pode ter uma compressão dos órgãos internos e provocar consecutivos episódios de vômitos e desmaios”, disse a fisioterapeuta. 

Quando usar? 

As cintas podem ser usadas no pós-operatório de cirurgias plásticas, pós-parto, em indivíduos com dor lombar (para estabilizar a coluna), em pacientes queimados ou por modelagem de cintura. Já os espartilhos são mais estruturados do que as cintas. Eles possuem barbatanas de metal e várias camadas, o que ocasionam maior compressão e também mais desconforto.

Outro ponto importante é que o uso de cintas e espartilhos não devem ultrapassar oito horas por dia. Caso necessário, somente é indicado ultrapassar este período por recomendação médica, pois pode haver pressão na caixa torácica. “Esses modeladores podem restringir a expansibilidade. O uso prolongado também pode ocasionar o enfraquecimento da musculatura abdominal e dos músculos estabilizadores da coluna”, diz Susanne Brito.

Vale ressaltar ainda que a finalidade estética dessa vestimenta é de uso exclusivo para adultos. “O que acontece é que esses modeladores geram pressão na corrente sanguínea e, para as meninas que estão em fase de formação corporal, afeta a estrutura do corpo e órgãos”, explica a fisioterapeuta.

É aconselháel usar o acessório para dormir? 

O mesmo cuidado se aplica na hora do sono. Esses produtos não devem ser usados para dormir. Além dos efeitos já relacionados, eles podem trazer prejuízos para a postura e causar dores nas costas.  “Existem vários modelos. Uns do tamanho do abdômen. Outros maiores pegando a parte das pernas. O que importa mesmo é que, para fins estéticos, o corpo tenha um descanso. O ideal é que sejam usados em dias alternados, promovendo assim um equilíbrio corporal”, finaliza a especialista.

Comentários