Atitudes éticas pode te ajudar em sala de aula

Na filosofia, a ética é estudada desde a Antiguidade, e a Sociologia utiliza de conceitos do tema para melhorar as relações sociais | Escrito por Maya Santos
Por: 19/05/2022 - 08:56 - Atualizado em: 19/05/2022 - 09:08
Atitudes éticas pode te ajudar em sala de aula
Ter atitudes éticas no ambiente acadêmico pode ajudar na criação de um bom networking | Foto: Pexels

Escrito por Maya Santos

Já se perguntou se você é uma pessoa com atitudes éticas? Se você ainda não se questionou, chegou o momento de fazer esta autoanálise. Mas, antes de tudo, vamos entender o que é ética.

Podemos entender como a ética está ligada à ação e padrões de comportamento das pessoas na sociedade, ou seja, é aquilo que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, definindo o que é o certo ou errado.

Na filosofia, a ética é estudada desde a Antiguidade, e a sociologia utiliza de conceitos do tema para melhorar as relações sociais. Na esfera acadêmica não é diferente! Ainda mais agora, em um contexto de convívio com a pandemia da Covid-19 e a readaptação à dinâmica acadêmica.

Com isso, reunimos algumas atitudes que podem ajudar você a lidar melhor com os colegas e docentes no cotidiano. Veja a seguir:

1. Respeitar o trabalho dos professores e funcionários;

Não é interessante desdenhar ou desrespeitar pessoas que estão a serviço no ambiente acadêmico. Então, tentar interagir de forma cordial e respeitosa, entendendo os limites da relação, é sempre a melhor opção, até mesmo nos dias não tão bons.

2. Respeitar também o direito de aprender dos outros alunos;

Na prática, isso significa não conversar, brincar ou atrapalhar de qualquer forma os momentos em que o professor está explicando ou tirando dúvidas de outros colegas. Além de compreender que nem todos os colegas vão absorver o assunto da aula da mesma forma que você.

3. Não “colar” em avaliações ou trabalhos;

Sabemos que o momento de testar nossos conhecimentos e colocar em prática o que aprendemos nas aulas teóricas é durante a realização de uma prova ou um trabalho. Então, peça orientação, leia, estude e tire dúvidas, mas evite “colar”. Pois, além de você não construir conhecimento, podemos classificar como uma sabotagem a profissão que você escolheu.

4. Não usar trabalhos prontos;

Há trabalhos realizados e disponíveis na Internet, mas o plágio além de antiético pode assumir uma faceta ainda mais perigosa. É importante a elaboração e entrega de trabalhos autorais para entregar aos professores.

5. Não praticar bullying;

Ter empatia e respeito pelos colegas de sala, professores e funcionários da instituição de ensino é a chave para mitigar qualquer conduta que cause desconforto no ambiente acadêmico. Evite colocar apelidos em colegas e professores que possam causar mágoas, ferir sentimentos ou a autoestima. A dica é pensar duas vezes: “Será que eu gostaria dessa brincadeira comigo?”.

6. Não pagar para outros pessoas para fazer um trabalho;

Considerado um dos comportamentos antiéticos mais comuns no ensino superior, os estudantes não devem pagar “profissionais” ou outros acadêmicos para que elaborem trabalhos. Se liga, porque não é somente sobre a nota. É sua formação que está em jogo. Será que vale a pena pagar?

7. Seguir as regras e normas de funcionamento da instituição de ensino.

Sei que pode parecer chato, mas seguir as regras no ambiente acadêmico já te ajuda a compreender como funciona o mercado de trabalho. Esse processo nos amadurece e ajuda até mesmo na busca de oportunidades.

Aqui listamos as principais atitudes que podem te ajudar até mesmo na criação de um bom networking, que são fundamentais para conquistar oportunidade de emprego e trabalho. Ainda está sonhando em ingressar no universo acadêmico? Conheça os cursos da UNINABUCO!