Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aproveite os últimos dias de férias para viajar com as crianças: veja dicas

É preciso pensar na logística e nos deslocamentos. O destino precisa visar a diversão da família toda
Marcele Lima Por: 23/01/2019 - 15:05 - Atualizado em: 23/01/2019 - 15:06
Pixabay
Viagem com os filhos/Pixabay

Ainda dá tempo de aproveitar os últimos dias livres antes do início do ano letivo para fazer uma viagem com as crianças. Mesmo para períodos curtos, o passeio em família requer tantos cuidados. Existem aqueles que preferem pegar a estrada de carro ou ônibus para ver lugares mais próximos, como praias e cidades do interior. Há também os que prefiram utilizar esses poucos dias para curtir uma mini trip em algum país vizinho.

Crianças pequenas

Para viajar de carro a regra da cadeirinha, ou bebê conforto, a depender da idade, é a mesma que se pratica no dia a dia nos pequenos deslocamentos. Certifique-se de checar o encaixe e se o cinto de segurança está bem preso ao equipamento.

Para viagens de ônibus, ou até avião, os nenéns de até dois anos não pagam passagem. Quando é cobrado, geralmente as empresas cobram uma taxa mínima. Eles têm tarifas especiais para crianças a partir dos três anos. Antes de comprar a passagem, verifique as possibilidades com as empresas.

Para os ônibus, utilizar sling ajuda a manter a criança quietinha no colo, além de ter o calor da mãe pertinho e facilitar a amamentação. Para os pequenos que tomam fórmula, ideal é seguir a opção que o fabricante do leite indica para transporte. Aviões podem fornecer a água ou esquentar a mamadeira. Para ônibus e viagem de carro, uma garrafa térmica facilita na hora do preparo do alimento.

Para distrair os pequenos é bom ter algum brinquedo na bolsa de mão. Para os maiorzinhos, ter um joguinho ou desenho animado salvo no celular ou tablet ajuda a evitar que se estressem com a demora do percurso. Na bolsa também não podem faltar lencinhos e pomada, tudo que facilite a troca de fraldas e roupas. Além de casaquinhos e mantas, já que esses meios de transportes costumam ter ar condicionado.

Mala com praticidade

Para períodos curtos, utilizar mochilas facilita a logística. Crianças têm muitas necessidades, principalmente as menores, mas se puder deixar para comprar fraldas, por exemplo, no destino final e levar na bolsa o essencial para cobrir o dia de viagem e mais uma reserva, facilita. Os maiores podem carregar na mochilinha os brinquedos e lanchinhos e os pais podem dividir os itens do casal em uma só mala, levando somente o que de fato vai utilizar. Bagagem de mão precisa conter documentos, água, lanches, remédios, chupetas e mamadeiras (se houver necessidade) e produtos de higiene.

Destinos

Uma viagem com os filhos pode não ser o momento ideal para visitar aquele destino dos sonhos. O local precisa ser escolhido em um consenso que contemple a diversão e descanso familiar. Crianças são amantes de água, mesmo as que não curtem o mar gostam de ficar em piscininhas. Existem no mercado versões que podem ser carregadas na bolsa facilmente. Lugares com parques de diversão e área de lazer são essenciais. Se estiver dentro dos limites de custos, resorts e alguns outros hotéis chegam a oferecer espaços nos quais se pode deixar os filhos em recreação.

A acessibilidade do lugar também deve ser levada em jogo. É necessário verificar antes da reserva se há cozinhas compartilhadas para preparar as refeições das crianças, a papinha ou mamadeira do neném, espaços para brincadeiras e a distância percorrida da hospedagem até o local principal da viagem, seja praia, parque, rio, cachoeira, principalmente quando não está viajando de carro.

Imprevistos

É bom estar preparado para os imprevistos. Mesmo viagens curtas podem contar com mau tempo, doença de alguma das crianças e até problemas com atrasos no transporte, trânsitos e na reserva da hospedagem. As crianças são capazes de perceber o desespero ou nervosismo dos pais. Manter a calma enquanto uma pessoa tenta resolver o problema solucionável e o outros distraem os pequenos pode facilitar e diminuir o estresse do grupo.

Para viajar com crianças sem ter problemas de caráter mais burocrático é importante que pais e responsáveis fiquem atentos aos documentos indispensáveis, principalmente para os menores de idade.

Documentação

Se a criança estiver acompanhada dos pais não é preciso autorização judicial. Os pais devem apresentar certidão de nascimento, carteira de identidade ou outro documento com foto, onde seja possível confirmar a filiação dos pequenos.

Em viagens ao exterior, é preciso a documentação da criança ou adolescente mais o passaporte válido. No caso do filho viajar com a mãe ou o pai, separadamente, a parte viajante precisa estar com a autorização feita pela parte que vai ficar. A mesma regra vale para viagem com outros parentes, como avós e tios.

As autorizações para viagem de crianças e adolescentes é emitida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou pela Polícia Federal. É necessário imprimir duas vias, para cada criança que for embarcar sem os responsáveis, preencher os dados e reconhecer firma em cartório.

Uma coisa é certa, para qualquer tipo de viagem que envolva os filhos é preciso planejamento e entrega ao momento, assim é possível aproveitar as horas livres com qualidade e todos se divertem!

Comentários