Notícias › Cultura

Aprenda a fazer sorvete caseiro e curta o verão com mais saúde

Em comemoração ao Dia do Sorvete, saiba como a delícia gelada chegou no Brasil
Por: Camilla de Assis 23/09/2022 - 11:44 - Atualizado em: 23/09/2022 - 13:06
Aprenda a fazer sorvete caseiro e ganhe um trocado com a delícia gelada (Foto: Pixabay)

Escrito por Maya Santos

O que é o que é?  É servido gelado, tem variedades de sabores, é docinho, às vezes vem na casquinha e é com certeza um queridinho nos dias quentes? Se você respondeu sorvete, parabéns, porque nosso assunto de hoje é ele mesmo! Continue a leitura para aprender a fazer um sorvete caseiro e comemorar o Dia do Sorvete com sua delícia gelada na mão!

A iguaria foi criada na China há quatro mil, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Essa delícia ganhou fama rapidamente, no entanto, somente na nobreza, pois eles tinham acesso ao leite - uma mercadoria cara na China daquela época. Além disso, a nobreza conseguia se refrescar durante o verão com o sorvetinho por terem como conservar, através do uso de câmaras frigoríficas subterrâneas.

Apesar de sua origem, a sobremesa ganhou o mundo e hoje é preparada de formas diversas, seja ela com frutas, com gelatina ou até mesmo sem ir para a geladeira. No Brasil, a guloseima chegou por meio do navio americano Madagascar, que veio de Boston, que aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos, em 1834. E os cariocas foram os primeiros a experimentá-la!

Mas, calma aí! Você sabe porque o dia 23 de setembro é o Dia do Sorvete? Não! Então, vamos te explicar.

Em 2002, a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete criou essa data, que na época não foi escolhida de maneira aleatória, pois se trata do fim do inverno e início da temporada de calor no Brasil, no qual a demanda por gelados comestíveis é intensa. Imagina o motivo? Calor, né, gente!

Agora, venha aprender como fazer essa sobremesa de forma prática e garantir seu sorvetinho do verão! Assista ao vídeo abaixo.

Gostou da receita? Esperamos que sim! Para aprender outras receitas e técnicas culinárias dignas de um chef venha cursar Gastronomia aqui na UNINABUCO. Seu futuro é uma escolha deliciosa que nem o sorvete!