Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aprenda 4 passos para superar a timidez em entrevistas de emprego

Veja como você pode tentar lidar com a timidez nessa importante fase dos processos de seleção
Por: Taísa Silveira 16/06/2017 - 08:45 - Atualizado em: 19/06/2017 - 13:36
Como superar a timidez em entrevista de emprego / Freepik
Saiba como lidar com a timidez em entrevistas de emprego

Por: Henrique Nascimento

Momentos de avaliação costumam provocar um certo nervosismo e, quando se trata de entrevista de emprego, a timidez. No entanto, é de extrema importância não deixar que ela te assombre e te impeça de conquistar a vaga de emprego desejada. Separamos alguns passos que podem te ajudar a superar a timidez, fazendo com que você se destaque em entrevistas de emprego.

Leia também: Confira 7 coisas que você nunca deve fazer no seu currículo

A honestidade é o primeiro passo
Para gerenciar uma dificuldade como a timidez o primeiro passo é reconhecer que a possui. Alguns sinais de timidez são: pensamentos negativos sobre si mesmo, medo de avaliação negativa, vergonha e ansiedade.

Não adianta mentir para os outros, caso seja indagado sobre, admita que é tímido e não tente excessivamente parecer alguém que não é durante a entrevista. Não adianta mentir, lembre-se que se for contratado você provavelmente terá que manter essa mentira.

Segundo passo: o ensaio
Nada justifica que você finja ser quem não é, no entanto, é de extrema importantância que você não deixe que a timidez atrapalhe seu desempenho na entrevista. Para um bom resultado, pratique em casa para a entrevista, elabore possíveis respostas e, se for necessário, ensaie. Isso mesmo, diga em frente ao espelho ou com a ajuda de outra pessoa o que pretende falar na entrevista para se sentir mais confortável quando o momento chegar.

Pode ir com calma
Existem algumas perguntas que todo recrutador faz nas entrevistas de emprego, mas, além de conhecer as perguntas, em uma entrevista você precisa dar várias respostas.

O terceiro passo para lidar coma timidez em entrevistas de emprego é: fale no seu tempo. Pessoas tímidas costumam pensar um pouco mais antes de dar uma resposta, isso não é um problema. Não precisa ter pressa em responder a pergunta assim que o recrutador acabar de falar.

A única coisa que não pode acontecer, claro, é ele esperar meia hora para você finalmente dar uma resposta. Pensar um pouco a respeito do que vai ser dito pode ser muito útil para dar melhores respostas.

Fale sobre o que gosta
Este quarto passo é uma dica para que você se sinta mais confortável e, por consequência, menos tímido. Então, a dica é: sempre que possível tente falar durante a entrevista de emprego sobre temas que você gosta. Isso pode fazer com que a timidez diminua durante a conversa. Tome cuidado, esses temas que você curte precisam estar ligados ao contexto da conversa e serem relevantes para o recrutador.

Aproveite este momento também para destacar algumas das suas habilidades. Dá uma olhada nas cinco habilidades que fazem os olhos dos recrutadores brilharem neste post.

Esteja confiante. A entrevista não costuma ser a primeira fase do processo de seleção, o recrutador está tendo este tempo de avaliação com você porque muito provavelmente algo já chamou a atenção dele antes, como o seu currículo. Veja aqui também um pequeno manual de boas práticas para entrevistas de emprego.

Tem alguma dica ou experiência que deseja compartilhar a respeito de entrevistas de emprego? Não deixe de comentar!

Comentários