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Ama produzir conteúdo? Confira 10 dicas para se tornar digital influencer

Saiba o caminho para atingir o público alvo e a influencer que ganha mais credibilidade e relevância no seu negócio
Por: 21/06/2022 - 10:27
Ama produzir conteúdo? Confira 10 dicas para se tornar digital influencer
Foto: Nappy

Por Maya Santos

Você já comprou um produto e fez review nos stories? Já gravou algum passeio interessante na sua cidade? Ou até mesmo fez um post com dicas de como cuidar dos cabelos? Essas postagens bombaram? Se sua resposta for sim para todas as perguntas, achamos que você está no caminho para se tornar uma influenciadora digital.

Com a chegada da era digital e o surgimento de novas profissões, as redes sociais viraram esse lugar de possibilidades de trabalho, não só como social media, uma das profissões que mais cresceram durante a pandemia segundo uma pesquisa feita pela LinkedIn, mas também como influencer.

Antes de mais nada vamos entender o que esse profissional faz. Geralmente, uma influencieadora digital é responsável por divulgar uma empresa nas redes sociais, como o Instagram, através de um conteúdo mais dinâmico, criativo e humanizado, estabelecendo uma relação de confiança entre público e empresa. 

Para exemplificar vamos relembrar um case de sucesso na área, Camilla de Lucas, que conta mais de 10 milhões de seguidores. Com dedicação e muito marketing de influência, sobretudo depois de participar de um reality show, ela passou a dar cara a campanhas de marcas consolidadas no mercado. 

Assim, com parcerias assertivas, ambas as partes saem ganhando. A empresa contratante atinge o público alvo e a influencer que ganha mais credibilidade e relevância no seu negócio.

Para te ajudar a decidir sobre esse caminho e se profissionalizar, confira 10 dicas fundamentais:

1. Encontre seu nicho 

Definir seu público alvo e seu nicho de atuação é o caminho para sua caminhada como influencer. Assim, fica mais fácil entender o comportamento do público, a produção do conteúdo, e projeção no mercado, saindo de uma simples review para uma parceria que pode render mais visualizações para o perfil. 

2. Crie um nome de perfil de fácil pesquisa e memorização

É sempre bom ser lembrada, né? Por isso, definir um nome de usuário de fácil memorização nas redes sociais é imprescindível. Não importa qual canal você deseja atuar, seja Instagram, Pinterest, TikTok ou até Youtube. O importante é pensar em nomes marcantes, ou seja, nada números, pontos ou underline. 

3. Faça um planejamento

Como sabemos o território da internet é ágil, mas isso não quer dizer que você não precisa se planejar. Por isso, um calendário editorial mensal ou quinzenal é indispensável. O calendário deve ser criado levando em consideração a persona, o objetivo e a estratégia, lembrando de manter a temporalidade dos assuntos e de sempre definir as datas, horários, tamanhos e até formatos dos conteúdos que serão produzidos.

4. Seja sociável

Uma parte importante do processo de influencer é a construção da comunidade, mas para isso é necessário ser sociável. Daí, você precisa entender em quais redes está e manter a mesma linguagem e identidade na produção dos conteúdos.

Em cada rede social, escreva uma boa biografia resumindo suas principais ações como influencer e disponibilize os links para seu site e suas principais plataformas, assim seu público encontra seu conteúdo com facilidade. Outra recomendação importante é se cadastrar nas redes pela opção de conta comercial ou “business”, se houver essa possibilidade.

 5. Produza conteúdos de valor 

Pensar nos conteúdos de forma dinâmica, inovadora e com qualidade é um dos artifícios que fará seus seguidores consumir a cada dia mais a sua produção. 

As palavras chave são produzir de forma consistente - tudo na internet é mutável, um perfil sem postagens é um terra sem ninguém, manter a constância lhe fará ser visto - , ter atenção às hashtags - pesquisar hashtags relevantes fará seu conteúdo ficar em evidência -, e experimentar todos os formatos - antes postagens estáticas faziam muito sentido, hoje o vídeo é que rede mais visualizações, mas ainda há lives e stories. 

6. Construa sua comunidade

Sua comunidade pode ser fidelizada de forma bem simples. Uma ação comum e eficaz é interagir com seu público, o famoso assim melhorar o engajamento. Mas como? Respondendo todos os comentários, mensagens diretas, promovendo lives interativas, mostrando seu cotidiano e revelando que você é uma pessoa como seus seguidores, essas ações se aproximam do público. 

7. Não compre seguidores

Se você quer realmente crescer e ter relevância no mercado de influenciadoras NÃO COMPRE SEGUIDORES. Essa atitude não garante crescimento real do consumo do seu conteúdo, além de ser visto como antiético, a compra de seguidores pode colocar sua conta no shadowban, ou seja, sua conta será bloqueada de uma rede social e de forma tão sutil que você nota que foi banido. Faça ao contrário, pense em investir em campanhas nas redes sociais e alcance mais pessoas!

8. Faça contatos na vida real

Do que adianta ter interação nas redes sociais e não estender na vida real? Pode ser visto como coisa do passado ao olhar nos olhos, mas sabemos que não é bem por aí, né? Por exemplo, comparecer a eventos de networking é uma ótima maneira de conhecer colegas de profissão e costurar futuras colaborações.

9. Alcance mais pessoas expandindo seu negócio

No Brasil temos alguns exemplos de influenciadoras que, atualmente, são mais que divulgadoras de empresas parceiras. A exemplo temos a Gkay, influenciadora paraibana, que tem sua própria marca de roupas, ou a Bianca Andrade, a famosa Boca Rosa, uma das marcas de maquiagem mais conhecidas do país. Esses cases demonstram como o marketing pode possibilitar novos horizontes de carreira para influenciadoras, basta perceber o comportamento do público e oferecer novos produtos. Assim expandindo a possibilidade de negócio e abrindo margem para novos mercados de atuação. 

10. Colabore com marcas e outros influencers

Você já deve ter visto vídeo colaborativos entre influenciadoras, né? Fazer essas parcerias te ajudam a alcançar públicos diferentes ou até mesmo surpreender seus seguidores com um conteúdo mais diversificado. 

Essas colaborações têm tudo para serem divertidas e benéficas para ambas as partes. Se você já sabe com quem gostaria de colaborar, tenha certeza se a pessoa possui os mesmos valores que você e um público parecido, pois  você quer atingir o público deles, e vice-versa.

Uma orientação é seguir seus potenciais colaboradores e interagir com eles nas redes sociais, de forma respeitosa e sem parecer carente. Na hora de fazer o convite, busque ser profissional, seja pelo e-mail ou pelo inbox. 

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