Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Ama pets? Saiba como empreender no ramo de Pet Food

Em ascensão, o mercado de alimentos para animais domésticos é responsável por 40 bilhões do faturamento anual no Brasil
Por: 14/03/2023 - 12:31
Os “pais de filhos de quatro patas”, priorizam o bem estar dos animais (Pexels)

Escrito por Maya Santos

Deixa eu advinhar. Você ama cozinhar, é bem xereta culinário, quer uma renda extra, tem um tempinho livre e ama pets? Já pensou em montar um empreendimento no ramo alimentício para pets? Então, esse artigo é para você! 

Parece inusitado, mas de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet ), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com população total de animais de estimação. 

Com mais de 139 milhões de pets, o quantitativo representa na economia um faturamento superior a R$ 40 bilhões por ano. Desse total, 73,9% é oriundo do setor de comida para pet, mais conhecido como Pet Food, um setor que está em plena ascensão.

O principal motivo para esse crescimento é a “humanização” dos pets, que seria ato de tratar um pet como se fosse “gente”. Mas essa nova atitude com os animais não é por acaso, pois os pets são excelentes companhias, ajudam a aliviar os sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Inclusive, uma pesquisa feita pelo grupo de estudos Kardiovize Brno 2030, aponta que ter um pet pode melhorar a saúde cardiovascular dos seus tutores. 

Por isso, os tutores, ou “pais de filhos de quatro patas”, priorizam o bem estar dos animais de estimação, ofertando a eles cuidados médicos, higiênico, produtos específicos para cuidados com a pelagem, alimentação natural para pets, que é uma alternativa mais saudável em relação à ração industrializada e muito mais. 

Agora que você entendeu um pouco desse mercado, que tal atuar nessa área e aproveitar o máximo da sua criatividade gastronômica? Para isso, no Dia Nacional dos Animais, listamos formas de emplacar seu negócio nesse ramo. Confira as modalidades de empreendimento e comece a faturar! 


Com o boom das redes sociais, algumas pessoas optam por ensinar como fazer comidinhas mais saudáveis para seus pets. Nessa modalidade você pode ensinar a fazer saladas de frutas que beneficiam os pets, explicar quais legumes ou verduras ajudam no fortalecimento deles e muito mais. 

Para dar certo, é necessário conhecimento específico, por isso a graduação em Gastronomia ou em Nutrição, podem ser soluções eficientes para ter autoridade nesse ramo. 

Além disso, mercado para você não vai faltar. Olhe ao redor, você com certeza tem vários amigos e amigas que ainda não se atentaram para os benefícios de dar uma vida mais saudável ao seu companheiro do dia a dia.

Assim, você também pode fazer marmitas saudáveis para pets por encomenda. Essa modalidade é bem quista pelos tutores que não tem muito tempo para preparar esses alimentos. Para te ajudar a dar o pontapé inicial, confira duas receitas fáceis, gostosas e nutritivas. 

 

ARROZ COM LEGUMES 

Ingredientes

4 xícaras de arroz (específico para cachorro)

1 maçã

½ cenoura 

1 xícara de ervilhas frescas

6 talos de vagem 

Azeite de Oliva

Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque uma panela com água pela metade no fogo. 

Acrescente um fio de azeite e todos os legumes que você cortou. 

Acrescente um pouco de sal, se quiser. 

Deixe cozinhar no fogo médio por 15 a 20 minutos, aproximadamente. 

Depois é só servir. Rende 6 porções, aproximadamente. 

 

Ah, para deixar ainda mais gostoso, você pode cozinhar ovos e colocar no momento de servir. Os pets amam! 

 

PETISCO DE FÍGADO

Ingredientes

1 pratinho de fígado bovino

1 cenoura

1 beterraba

1 cebola

1 tomate

1 dente de alho

Coentro 

Sal a gosto

Modo de preparo

Corte em cubos pequenos o cebola, tomate, coentro e o alho para refogar com o fígado (devidamente limpo). 

Após refogar, é necessário acrescentar os outros ingredientes: cenoura e beterraba (cortada em cubos médios).

Acrescente uma pitada de sal para saborizar, mas não exagere. 

Após o cozimento do fígado e com os legumes ao dente, aguarde um instante e bata no liquidificador ou multiprocessador. 

Coloque a pasta em forma de gelo ou em formas de brinquedos e leve ao congelador. 

Quando tiver na “hora do petisco”, sirva para o animalzinho. 

 

Gostou dessas dicas? Super tranquilas de fazer! Agora, é com você, use sua criatividade e conhecimento nutricional para empreender no ramo de Pet Food.

Comentários