Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


ABNT não é um bicho de sete cabeças. Veja 5 dicas de como adequar seus trabalhos

Por: 16/03/2023 - 15:33 - Atualizado em: 17/03/2023 - 10:25
Com organização, as normas ABNT se tornam fáceis de serem compreendidas. (Pixabay)

Escrito por: Arcanjo Rodrigues

ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, como você pode ver, o termo já sugere para algo voltado no sentido de regras e nesse caso específico, se trata de um órgão privado sem fins lucrativos que define quais normas devem ser obedecidas e cumpridas na formatação sobretudo de trabalhos acadêmicos. Importante lembrar que ela também é aplicada em alguns processos formais de algumas empresas.

Apesar desse conceito simples, a ABNT é um pesadelo para muitos estudantes que a consideram complexa demais e até mesmo “traiçoeira”, tendo em vista que um pequeno deslize no não cumprimento de alguma norma pode influenciar na nota de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), por exemplo. Mas não há motivo para desespero. Viemos aqui tornar sua vida mais simples com relação a isso.

Como adequar meus trabalhos às normas?

Se atualize - Antes de mais nada, é aconselhável pesquisar as normas ABNT de forma atualizada e de acordo com o ano vigente, isso porque, elas podem acabar se renovando e mudando alguns detalhes de um ano para o outro.

Entenda o formato - Outro ponto importante é saber que tipo de trabalho você vai fazer, isso porque, alguns exigem citação e outros não, por exemplo. Adequar as regras para o formato da sua pesquisa é fundamental.

Configure antecipadamente - Sabendo o modelo do seu trabalho, uma ótima dica para facilitar a sua vida é deixar o seu Word ou Google Docs já configurado com algumas normas básicas antes de começar a escrever, como fonte, tamanho da fonte, margem, dentre outras.

Consulte o YouTube - No YouTube existem milhares de dicas adicionais para ajudar você a adequar melhor seu trabalho às regras. Por isso, caso persistam algumas dúvidas, consulte a maior rede de vídeos do mundo.

Entre em contato com um profissional - Envie alguma amostra, página ou até mesmo o trabalho feito com as configurações da ABNT para algum professor ou profissional que entenda as normas para estar certificado de que está tudo ok ou não.

E agora, o caminho ficou mais claro para você? Acredite, não há nenhum bicho de sete cabeças, basta se organizar e se dedicar. Aqui na nossa Instituição, você vai ter a oportunidade de poder desempenhar diferentes tipos de trabalho. Conheça agora mesmo nossos cursos!

Comentários