Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


7 dicas importantes para saber antes do estágio extracurricular

Ser proativo, manter uma atitude profissional e fazer networking são alguns dos elementos para se dar bem no estágio
Por: 15/02/2023 - 13:31
O estágio é o momento de desenvolvimento profissional (Pexels)

Podemos considerar o estágio como o momento de maior aprendizado durante sua graduação. Isso porque você irá finalmente aplicar todos os seus conhecimentos teóricos à prática, dando uma perspectiva única sobre o seu futuro. 

 

Existem duas modalidades de estágios, sendo o estágio obrigatório, onde o estagiário é supervisionado e pode não ter remuneração, e o estágio extracurricular, aquele desenvolvido como atividade complementar ao currículo, envolvendo remuneração, e pode ser aproveitado em até 50% do total da carga horária exigida para cumprimento do estágio curricular.

 

Mas, como é possível arrasar no estágio e se dar bem profissionalmente? Confira sete dicas para ter sucesso no estágio extracurricular! 

 

  1. Pesquise a empresa e organizações

Antes de começar o estágio, pesquise sobre a empresa/organização em que irá estagiar. Conheça seus valores, missão e objetivos para ter uma melhor compreensão de como você pode contribuir.

 

  1. Prepare-se para o trabalho

Certifique-se de saber o que é esperado de você no estágio e esteja preparado para cumprir essas expectativas. Pergunte ao seu supervisor sobre as suas responsabilidades e tarefas, para que possa se planejar adequadamente.

 

  1. Esteja aberto a aprender

O estágio é uma oportunidade para aprender e ganhar experiência. Esteja disposto a aprender com os erros e desafios que possam surgir durante o estágio.

 

  1. Seja proativo

Mostre interesse e iniciativa para realizar suas tarefas, fazendo perguntas e buscando ajuda quando necessário. Não espere que lhe digam o que fazer o tempo todo.

 

  1. Mantenha uma atitude profissional

Com uma atitude positiva e profissional durante o estágio, seja pontual e respeite as políticas e regras da empresa/organização.

 

  1. Faça networking

Aproveite a oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer networking. Isso pode ajudá-lo a encontrar oportunidades futuras e construir sua carreira.

 

  1. Aproveite a experiência

O estágio é uma oportunidade para ganhar experiência e aprender sobre sua área de interesse. Aproveite ao máximo essa oportunidade para crescer pessoal e profissionalmente.



 

Comentários