Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 mitos e verdades sobre bombeiros

No dia 02 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro, profissional essencial para a manutenção da vida e prevenção de acidentes ou catástrofes
Por: Henrique Nascimento 02/07/2018 - 14:57 - Atualizado em: 02/07/2018 - 14:57
5 mitos e verdades sobre bombeiros/Pixabay
Em um veículo vermelho, uniformizados e cheios de equipamentos, os bombeiros transitam pelas diferentes áreas da cidade com a missão de prestar serviços à população. Nas séries e filmes esses profissionais estão sempre em alerta. Quando um chamado surge no Corpo de Bombeiros, precisam rapidamente verificar suas vestimentas e equipamentos. Depois descem pelo poste e entram rapidamente no transporte que ecoa pela cidade um som de alerta.
 
Será que a atuação dos bombeiros ocorre como mostram os filmes? Quais são os serviços que o Corpo de Bombeiros presta? Para responder essas perguntas, separamos cinco mitos e verdades sobre a profissão. Confira!
 

1 Bombeiros militares resgatam gatos em árvores - Verdade

Bombeiros fazem o resgate de pequenos animais indefesos que não conseguem descer das árvores. No entanto, eles só devem ser chamados em último caso, para que não direcionem toda uma equipe para o local quando podem haver ocorrências maiores. As recomendações para população é que, caso vejam um gato que não consegue descer da árvore: evitem o pânico e o acúmulo de pessoas; tentem atrair o gato com o alimento favorito dele; posicionem uma escada contra a árvore a favor do gato para que ele possa descer. Não havendo mudanças, faça que nem a apresentadora Eliana e chame o bombeiro. 
 
Vale destacar que só os bombeiros militares realizam esse tipo de atividade. Os bombeiros civis atuam como prestadores de serviço em alguns eventos e áreas específicas. Já os militares fazem parte da estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Estado, servindo a organização militar e atuando como força auxiliar do exército.
 

2 Bombeiros militares só trabalham quando existe uma emergência - Mito

A rotina profissional do bombeiro é dividida entre atribuições e missões. A missão mais comum é a de realizar a contenção de incêndios seguida de resgate das vítimas. Bombeiros que estão na corporação precisam realizar atividades físicas, tarefas administrativas, verificar as viaturas e fazer planejamentos.
 

3 Bombeiros militares realizam perícia - Verdade

Em caso de incêndios, os bombeiros sãos responsáveis por averiguar o que provocou o ocorrido e prestar o relatório final.  
 

4 Bombeiros militares só atuam em incêndios - Mito

Além dos incêndios, é responsabilidade dos bombeiros resgatar vítimas de afogamento e acidentes. Eles também são encarregados de preservar o patrimônio com risco de destruição. O Corpo de Bombeiros atua junto com a Defesa Civil em missões de resgate em caso de deslizamento de terra, como queda de encostas durante o inverno, por exemplo. Também é função deles realizar a fiscalização das normas de segurança para prevenção de incêndios em diferentes estabelecimentos. Ademais, os bombeiros apresentam palestras e orientações de segurança em diferentes espaços, o objetivo é orientar como as pessoas devem proceder em caso de incêndio.
 

5 O bombeiro civil já sai empregado no fim do curso - Mito

Quando formado, o profissional estará apto para concorrer a cargos no mercado de trabalho, tentar concursos públicos ou outros processos de ingresso na área. Um mito comum oferecido nos cursos de formação de bombeiro é que o profissional já vai sair com um documento chamado “funcional”. Entretanto, só possui um “funcional” o bombeiro que é funcionário de algum órgão ou empresa. Um exemplo desse documento é o crachá, ele tem a função de demonstrar que você é funcionário de determinado local de trabalho. Portanto, se estiver pensando em ser bombeiro, fuja das escolas que prometem um “funcional”, porque é cilada.
 
Gostou de conhecer essas informações sobre a atuação dos bombeiros? Confira os mitos e verdades sobre a HIV e Aids!
 

Comentários