Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 dicas práticas de como falar bem em público

Por: Taísa Silveira 29/06/2017 - 15:54
Foto: Freepik
Dicas de como falar em público
Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil, o nervosismo a ansiedade e até mesmo a timidez podem atrapalhar na hora de fazer uma performance diante de várias pessoas.
Por isso, separamos algumas dicas de como passar por essa tarefa sem que seja um desafio quase impossível. Confira.
 

 
Treine na frente do espelho
Ensaiar antes da apresentação acontecer, ajuda a dar mais autoconfiança. Você se sentirá mais seguro do que terá que falar, se repetir para si mesmo várias e várias vezes o conteúdo de sua apresentação. Por isso, deixe a vergonha de lado e repita quantas vezes for necessário o roteiro do que você pretende apresentar.
 
Tenha sempre um roteiro
Para fazer uma apresentação pública é preciso se preparar, certo? Uma maneira prática de não esquecer o assunto no meio do caminho, é criar um roteiro mental e em papel sobre o que quer falar. Na “pesquinha” que você vai levar no papel, é importante que sejam apenas os tópicos de cada assunto ou palavras-chave, afinal, você não vai querer ficar lendo um papel na frente de todo mundo, não é mesmo?
 
Procure um foco para dirigir seu olhar
Uma das coisas mais intimidadoras de falar em público é… o público! Estar de pé na frente de uma platéia pode ser bem complicado para algumas pessoas, por isso, a dica de ouro é tentar se concentrar num ponto fixo ao fundo da sala e apresentar olhando para lá. Isso diminuirá a tensão de ver que todo mundo está olhando para você. Caso existam pessoas conhecidas na platéia que você se sinta confortável, apresente olhando para elas. Isso te ajudará a se manter conectado com seu público e mais confiante de passear o olhar em outros membros da platéia.
 
Movimente-se
Uma das técnicas que ajudam a manter o público interessado em sua palestra é falar de pé, explorando o palco. Isso quer dizer que você definitivamente não deve - sempre que possível - fazer sua apresentação sentado. Ande pelo palco tranquilamente e gesticule naturalmente, sem exageros. Movimentar as mãos enquanto fala pode ser um ótimo disfarce para timidez, e ainda ajuda o público a acompanhar o seu raciocínio.
 
Tenha água ao seu alcance
O nervosismo muitas vezes faz com que fiquemos com a boca seca, por isso, beba água antes, durante e depois da sua apresentação. Além de ser uma ótima “desculpa” para uma pausa na sua fala, você hidrata suas cordas vocais, evitando rouquidão pós apresentação.
 
E aí, gostou das dicas? Tem mais alguma para sugerir, deixe aqui seu comentário!

Comentários