Notícias › Carreiras

5 atitudes para ter um ano novo promissor nos estudos

Desenvolver a inteligência emocional e ter planejamento são elementos que ajudam estudantes a ter melhor qualidade acadêmica
Por: 03/01/2023 - 15:31 - Atualizado em: 03/01/2023 - 16:32
Montar um cronograma de estudos ajuda a otimizar o tempo e a qualificar o aprendizado

O ano de 2023 chegou e trouxe uma nova oportunidade para você iniciar projetos, assumir novos riscos, aprender mais e, claro, garantir um ano promissor. Parece clichê, mas não tem como construir o futuro dos sonhos sem cuidar do nosso presente. Tem curiosidade em saber como fazer isso? Então, continue a leitura para aprender.

Desenvolva sua inteligência emocional

A psicologia explica que inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Uma vez que essa inteligência é desenvolvida, você passa a gerenciá-los melhor o que sentem e determina a forma que agirá com base nessas emoções.

Um exemplo prático é uma pessoa que consegue finalizar suas atividades e alcançar suas metas, mesmo sentindo-se ansiosa ao longo de um dia de trabalho.

Mas, como desenvolver essa habilidade? Segundo Daniel Goleman, psicólogo e jornalista da ciência, é necessário dominar os cinco determinantes para ter êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até bem-estar físico, como conhecer as próprias emoções, controlar as emoções, promover automotivação, exercitar a empatia e relacionar-se interpessoalmente. Um bom jeito de descobrir tudo isso é por meio de meditação.

Faça um planejamento

“A organização começa dentro de você”. Você já deve ter ouvido essa frase em algum momento, e apesar de parecer mais um conselho clichê é bastante útil para quem deseja ter um rotina mais eficiente e otimizada, dando possibilidades de aproveitar melhor o tempo e realizar atividades para além das acadêmicas.

É importante criar um cronograma para que nenhuma disciplina seja deixada de lado. Esse planejamento pode ser dividido em dias, semanas ou meses. Uma dica importante para evitar o abandono do seu planejamento é montar uma tabela e organizar suas obrigações por ordem de importância.

Além disso, defina os conteúdos que você precisa estudar e também o tempo médio que você se dedica. Ah, e nada de colocar muitas atividades para um só dia, pois você poderá não concluir as atividades e com isso o sentimento de culpa irá desestabilizar sua organização.

Prepare seu local de estudos

Ter um local silencioso e organizado para estudar é uma mão na roda de qualquer estudante. Na graduação, a vida adulta esbarra nas obrigações acadêmicas e, por isso, é importante ter um ambiente preparado para receber você. Daí, é só foco total nas disciplinas e demais estudos. E como é possível ter esse ambiente?

Você precisa definir um local que seja bem iluminado, seja com luz natural ou luz artificial adequada para não cansar sua vista, silencioso e bem arejado. E você deve está pensando: “na minha casa silêncio não é algo fácil de ter!”

Mas, você já tentou conversar com sua família para obter esse ambiente mais silencioso? O acordo familiar é importante para que você tenha um tempo de qualidade. Além disso, com o tempo você compreende outras táticas de concentração eficazes para sua rotina.

Elimine distrações

Redes sociais, joguinhos, TV, entre outros elementos que não fazem parte do momento de estudos podem ser violões da sua vida acadêmica. Checar redes sociais, e-mails e mensagens podem fazer você gastar muito tempo e diminuir seu rendimento.

Mas, se sua intenção é absorver conhecimento e focar nos estudos, é necessário evitar a procrastinação causada pela tecnologia e tentar manter os aparelhos desligados ou fora de alcance durante o tempo que estiver estudando. Deixe para olhar as notificações nos momentos de pausa. Além disso, reforce a conversa com seus familiares e amigos para que eles não a incomodem durante seu momento de estudo.

Faça pausa e se alimente bem

Descansar e se alimentar corretamente podem ser boas armas para enfrentar uma graduação e ter melhor aproveitamento. Mesmo que você estude em um turno e reforce os estudos no contraturno, o descanso é essencial para absorver os conteúdos e dar uma oxigenada no cérebro.

Por isso, é fundamental fazer pequenas pausas a cada hora de estudo, além de dormir bem a noite. Com isso, você vai fixar melhor o conteúdo. Use o tempo de intervalo para relaxar, tomar um copo de água, fazer um lanche ou refeição, conferir as redes sociais ou ir ao banheiro.

Atenção! Tome cuidado para que os minutos de descanso não se prolonguem por várias horas. Defina no seu cronograma essas pausas e determine os horários de descanso mais prolongado também, essa atitude exercitar sua disciplina.

Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a estudar com mais foco e qualidade!

Ah, se você caiu de paraquedas nesse texto e ainda não sabe qual graduação deseja cursar, venha conhecer a Uninabuco. Aqui você começa 2023 e realiza seu sonho com uma equipe de professores incríveis. Faça sua matrícula!