4 coisas que você precisa saber antes de ingressar no curso de Educação Física

Separamos alguns aspectos importantes que você precisa conhecer antes mesmo de optar pela graduação. Confira!
Por: Rebeca Ângelis 01/07/2021 - 14:29 - Atualizado em: 01/07/2021 - 14:29
Foto: Pixabay
Educação Física é um dos cursos mais procurados

Surfe, natação, musculação, futebol, MMA, etc. Certamente, algum esporte preferido pode ter te traído a pensar sobre seguir carreira profissional em educação física, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos alguns aspectos importantes que você precisa conhecer antes mesmo de optar pela graduação. Confira!

Não é só bodybuilder

O profissional da Educação Física não é só bodybuilder (geralmente não é). Se fizer bacharelado, é possível escolher atuar orientando na prática de exercícios de uma pessoa ou grupo e trabalhar na preparação física de atletas profissionais. Se fizer licenciatura, poderá dar aulas pra alunos de ensino fundamental e médio.

A função do profissional é promover a saúde e a qualidade de vida através de exercícios físicos. Então, é de se imaginar que ele também trabalhe com pessoas que precisam de cuidados especiais, podendo atuar junto com fisioterapeutas na reabilitação de pacientes.

Bacharelado x licenciatura

O curso de Educação Física tem duração de quatro anos. E o aluno pode escolher entre bacharelado ou licenciatura.

Com essa escolha de atuação, a grade de aulas e ementas do curso mudam. Para quem opta por licenciatura, as aulas são focadas na prática do ensino, ou seja, aulas que ensinam a ensinar. Mas isso não é exclusivo da licenciatura. No bacharelado, você também aprende a dar aulas de basquete, por exemplo, além de foco em outras práticas.

Pra se formar no bacharelado, o aluno precisa de estágio e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Na licenciatura, também é necessário o estágio supervisionado.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os assuntos que os alunos vão encontrar na faculdade de Educação Física são:

• Bacharelado

Administração Desportiva;

Anatomia Humana;

Aprendizagem e Desenvolvimento Motor;

Cinesiologia;

Dança;

Fisiologia Humana;

Fisiologia do Exercício;

Fundamentos da Educação Física;

Fundamentos do Desenvolvimento e da Aprendizagem;

Política e Estrutura da Educação Física;

Prevenção de Acidentes;

Recreação e Lazer;

Respectivos Esportes;

Ritmo e Movimento;

Treinamento Desportivo;

• Licenciatura

Quem opta por esse segmento, vai ter acesso disciplinas com maior foco em educação. Alguns exemplos:

História, Filosofia e Sociologia da Educação;

Metodologia e Prática da Educação Física;

Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à Educação Física;

Psicologia da Educação;

Probabilidade e Estatística;

Legislação Educacional;

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

Pluralidade Cultural e Orientação Sexual;

Como e onde pode atuar um educador físico?

• Personal Trainer (bacharelado)

O personal trainer pode atuar em academias, clubes e até em empresas, promovendo a ginástica laboral, tudo no intuito de auxiliar o desenvolvimento correto do exercício para bons ganhos de resultados;

• Ensino (licenciatura)

Ser o professor de educação física pra crianças e adolescentes;

• Grupos especiais (bacharelado)

O profissional pode trabalhar com pessoas que precisam de cuidados especiais, como idosos, pessoas com deficiência física ou com algum problema no coração, pulmões e outras doenças;

• Performance (bacharelado)

Quando trabalha com performance, o profissional da educação física orienta atletas profissionais e amadores no treinamento para competições;

Recuperação e Reabilitação

A tarefa aqui é ajudar pacientes que passaram por algum tipo de acidente ou cirurgia na recuperação do condicionamento físico;

Depois que o paciente passa pelo fisioterapeuta e recebe alta pra voltar a fazer atividades físicas, o profissional da educação física orienta nesse período de adaptação, para que o paciente não se machuque novamente;

Turismo ecológico

O profissional pode também ir pro ramo de turismo ecológico, organizando e liderando passeios como canoagem, montanhismo, corrida e pedalada cross country;

Recreação

Se você gosta de divertir as pessoas, a recreação em hotéis, navios, clubes, etc. pode ser uma alternativa pra sua carreira. A função aqui é propor atividades, com o objetivo de divertir/entreter os hóspedes/clientes.

Mercado de trabalho

Atualmente, no Brasil é crescente o número de profissionais que atuam na área de educação física como personal trainer, segundo a Fundação de Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Outro grande mercado pros profissionais de educação física é o de turismo e recreação, com mais oportunidades em regiões com bastante movimento de turistas, como o litoral do Nordeste, por exemplo.

Para alunos da licenciatura, escolas públicas e particulares precisam de professores de educação física, já que é uma disciplina obrigatória pra estudantes de todas as idades.

Ainda de acordo com a pesquisa, a média salarial pode variar de R$ 1.000,00 a R$ R$ 8.000,00 por mês. O professor de Educação Física costuma receber entre R$ 1.000,00 e R$ 4.300,00. Esse valor pode variar de acordo com a sua experiência e o tamanho da instituição de ensino.

A média salarial de preparadores físicos e personal trainers no Brasil gira em torno dos R$ 2.000,00 mensais. Cada área costuma ter um piso salarial. Por exemplo, para professores de musculação, o piso é de R$ 12,50 hora/aula.

Lembre-se sempre que o salário depende das suas especializações, contatos, experiência e qualidade do trabalho realizado!

Tem interesse de atuar nessa área? Faça nosso vestibular!