Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


3 sinais de procrastinação

Por: 05/03/2022 - 10:00 - Atualizado em: 05/03/2022 - 10:44
A produtividade é o resultado de um conjunto de hábitos, mas muitas pessoas têm dificuldade em alcançar esse estado de ânimo, geralmente durante o trabalho ou para focar nos estudos. Quando algo deve ser feito, mas ainda há tempo, é fácil de postergar as tarefas até o último minuto, podendo causar um cansaço exacerbado na mente.
 
 Para evitar essa consequência, é preciso entender o que está sendo feito para que essa obrigação não seja cumprida com antecedência. Entenda aqui alguns sinais, algumas vezes imperceptíveis, de que a procrastinação está dominando a mente.
 
1 - Fazer coisas de menor prioridade
Quando há algo de alta prioridade que deve ser feito, geralmente é uma tarefa complexa e que irá tomar certo tempo. No entanto, muitas vezes, surgem outras atividades para fazer, até mesmo aquelas que não são urgentes. Por exemplo, quando um estudante tem um trabalho para entregar para uma disciplina, mas na hora de escrever, surge a necessidade de fazer uma faxina na casa, ou até mesmo levar o cachorro para passear. Não é urgente naquele momento, mas é uma fuga que o cérebro encontra, inconscientemente, para não realizar o trabalho complexo. Para evitar esse comportamento compulsivo, é preciso ter disciplina e organização na agenda, de modo que as tarefas do dia a dia não se sobreponham às obrigações.
 
2 - Cansaço em excesso
A mente humana tem formas de evitar o gasto de energia em determinadas atividades. Muitas vezes, pode bater um cansaço ou até mesmo um sono forte, de modo que o trabalho não rende, e só resta ao corpo obedecer, e entrar em estado de repouso. No entanto, quando isso é feito com muita frequência, pode ser gerado um costume de sempre querer descansar pouco antes de iniciar alguma tarefa. Nesse caso, é preciso reeducar a mente, fazendo associações simples. Para isso, é indicado, por exemplo, evitar trabalhar ou estudar no mesmo ambiente usado para dormir, ou até mesmo se exercitar em algum horário específico, para garantir que o corpo vai gastar mais energia com outra coisa.
 
3 - Insegurança
É comum que crianças demorem mais para fazer alguma atividade que não se sintam confiantes, ou que simplesmente não gostem tanto. Esse comportamento também se repete em adultos, e pode ser compreendido como uma procrastinação para realizar determinadas tarefas. Adiar uma obrigação pode ser uma reação da mente para não enfrentar algo novo ou que demande muito tempo de elaboração. Para superar esse sentimento é preciso refletir que você tem capacidade para realizar determinado trabalho, e esses desafios servem como uma forma de demonstrar esse potencial.
 
Então, preparado para fazer agora o que você deixaria para amanhã? 
 

Comentários