Vai fazer vestibular? Confira quais foram os cursos mais procurados em 2018

Lista divulgada pelo Ministério da Educação aponta quais as áreas mais procuradas por quem fez vestibular
Por: Katarina Bandeira 05/03/2018 - 11:40 - Atualizado em: 05/03/2018 - 11:41
Separamos os cinco primeiros cursos da lista do MEC. Confira cada um deles e escolha o seu! Foto: Freepik

Na hora de pensar em construir uma carreira o primeiro passo é procurar uma graduação que você se identifique. Para quem ainda tem dúvidas relacionadas a qual caminho seguir na hora de escolher os rumos do próprio futuro, o Ministério da Educação divulgou, no início do ano, a lista dos dez cursos mais buscados no Sisu 2018.  Para ajudar você nesta importante jornada separamos os cinco primeiros cursos da lista do MEC. Confira cada um deles e escolha o seu!

1. Medicina

Cuidar das pessoas e nunca negar atendimento a quem precisa. Dentro de seu âmbito profissional, o médico deve  desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto para um único indivíduo  quanto para um grupo, se assim julgar necessário. É preciso aprender a tomar decisões, conhecer doenças e medicações, sem esquecer o lado ético e o humano. É um curso que exige bastante dedicação, principalmente por serem muitos anos de estudo, que não termina ao fim da graduação. Se você gosta de ajudar os outros e de estar envolto em descobertas científicas esse curso, com certeza é para você.

2. Administração

O verdadeiro coringa das organizações. É papel do administrador executar mudanças nos processos, no desenvolvimento das pessoas, além de aplicar corretamente os recursos financeiros da empresa em que presta serviço. Ao fim da graduação você poderá trabalhar nos diversos setores da indústria, tanto primário, quanto secundário e terciário, ou seja, em áreas relacionadas à agricultura e pecuária, passando por todos os setores industriais entre outras, como comercial, financeiro, logístico e recursos humanos. Uma ótima opção para quem procura um encaixe rápido no mercado de trabalho.

3. Direito

Um dos primeiros cursos superiores instaurados no país, o bacharelado continua entre os mais procurados. Isso porque permite aos seus formandos uma ampla atuação profissional tanto nas esferas públicas quanto privadas. É possível exercer um trabalho relacionado tanto aos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, bem como outras funções essenciais à Justiça. Se você escolher se tornar um bacharel em Direito poderá trabalhar como: Advogado, Defensor Público, Magistrado, Promotor, Procurador e Delegado de Polícia, entre outras funções.

4. Pedagogia

Muito mais do que passar conhecimento trabalhar com pedagogia é criar situações em que é possível construir o aprendizado.  Quem escolhe trabalhar como pedagogo pode atuar tanto em escolas quanto em empresas e até hospitais, promovendo uma melhora na qualidade de vida das pessoas. No âmbito escolar seu papel será o de ser um administrador educacional supervisionando atividades administrativas e pedagógicas, lidando com o alunos, pais, e funcionários.  São várias as etapas e modalidades que o licenciado em pedagogia pode ser inserido, tais como: educação infantil, ensino fundamental I, normal médio, cursos profissionalizantes (ministrando disciplinas pedagógicas específicas); formação de professores, entre outras atividades de docência, seja em instituições públicas ou privadas.

5. Educação Física

Cuidar da saúde por meio de exercícios físicos. Se você tem afinidade com a prática de atividades corporais e deseja ensinar por meio do esporte ou de outras modalidades de exercício, este é o curso para você. Além de ser uma disciplina obrigatória nas escolas, a Educação Física pode ajudar também no tratamento de pessoas com deficiências, atletas e interessados no bem-estar físico. O mercado de trabalho é amplo, envolvendo instituições de ensino, ONGs, clubes, academias, entre outros locais. A busca pelo conhecimento corporal é constante e aliar-se a ela em prol da saúde física é cuidar também da saúde mental dos alunos.

Se interessou por algum desses cursos? Aproveite para se inscrever no nosso vestibular!