Saiba como conciliar o home office com aulas on-line

As duas atividades requerem atenção e dedicação de forma nivelada
Thayná Aguiar Por: 31/08/2020 - 11:33

A pandemia do novo coronavírus teve como uma das medidas adotadas o isolamento social. E isso acarretou em uma rotina não tão comum para a maioria das pessoas: o home office. Além disso, as casas passaram de lar para ambiente de trabalho, estudo e diversão. De acordo com um levantamento feito pela empresa de consultoria BTA, por conta da Covid-19, o modelo de trabalho home office se tornou o padrão para ao menos 43% das empresas brasileiras.

Conciliar todos os afazeres dentro de um mesmo ambiente exige bastante das pessoas, principalmente quando se trata de trabalhar e estudar. No caso da estudante de administração Rebeca Luiza de Souza Ribeiro, atualmente, a maior parte do seu tempo é diante do computador. “Eu estava sem estudar até esse mês, quando a Universidade retomou às aulas a distância. Então agora é que eu estou inserindo a rotina de estudo na rotina já de trabalho home office. Antes, eu estava fazendo alguns cursos online, mas nada obrigatório. Eu queria apenas me ocupar e aprender coisas novas”, afirma.

“À noite, normalmente, eu descansava, lia, me desconectava do computador. Mas agora, com o advento das aulas EAD eu passo dia inteiro na frente do computador. Eu trabalho até às 17h. De 17h às 18h30 eu como alguma coisa, tomo um banho e às 18h30 eu já estou, de novo, na frente do computador, até 22h ou 23h, porque às vezes o professor larga, mas deixa um conteúdo, então eu aproveito que já estou no computador e olho logo”, completa Rebeca.

Para a estudante, o desafio foi além de organizar o tempo dedicado às atividades. Rebeca também precisou organizar a sua casa para a nova rotina. “Eu não tinha um espaço específico para trabalhar, nem para estudar em casa. Normalmente, eu saía muito cedo para o trabalho e só voltava mais de 22h, por causa da faculdade. Eu passava muito pouco tempo em casa. Então eu não tinha esse cuidado de ter uma mesa de estudo e tudo mais”, conta.

“Eu tive que adquirir alguns móveis para poder montar um local de estudo e trabalho porque eu percebi que a minha cabeça funcionava melhor se eu tivesse aquele local. A casa virou local de lazer, trabalho, descanso, exercício, tudo no mesmo lugar, e, por isso, estou tentando organizar minha mente”, conclui a jovem.

Como conciliar?

Os professores Tiago Xavier e Thais Almeida, de linguagens e história, respectivamente, deram algumas dicas para atender às duas atividades mantendo-as em equilíbrio quanto ao nível de importância. Para ambos, o primeiro passo a ser dado é se planejar. “A organização e o planejamento, quando feitos de forma realista, são fundamentais para conseguir dar conta das demandas do trabalho e do estudo”, destaca Thais. “Deve-se organizar bem o tempo para o estudo após a jornada de trabalho diária. Sem isso, o estudo home office não vai fluir”, reitera Tiago.

Acertadamente, Rebeca criou um espaço específico para exercer as atividades e esta é outra dica dada pelo professor de linguagens. “É indispensável ter o próprio espaço para trabalhar e estudar. Não misture ambiente de convívio com filhos e cônjuge, por exemplo, com o seu espaço profissional. Esse lugar é sagrado e você deve ter nele tudo que precisa para se organizar de maneira eficiente, possibilitando que trabalho e estudo funcionem ao máximo”.

Além de um local adequado, também é necessário um momento de descanso. “Pausas são fundamentais. Ninguém rende como uma máquina e passar horas seguidas em uma mesma atividade faz com que o cérebro pare de apreender o que se está fazendo da mesma forma como se aprenderia com pausas periódicas. Quantidade não é qualidade e as pausas melhoram o rendimento”, diz a professora de história.

Por fim, os professores dão uma dica para quando houver um momento de desmotivação. “A melhor maneira de se manter focado é pensando nos resultados do seu esforço. Trabalhar faz bem à mente e lhe dá possibilidade de colocar em prática os seus sonhos. Não há outro caminho para a ascensão social, pessoal e profissional se não for por meio do estudo e do trabalho”, afirma Tiago Xavier.

“É entender que esse sentimento de vez em quando aparece e saber lidar de forma saudável com ele, sabendo que quando isso acontece é hora de descansar, parar um pouco com as obrigações e curtir momentos de lazer é fundamental para recomeçar depois com motivação renovada”, finaliza Thais Almeida.