Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Publicitário: Você sabe como atua esse profissional de comunicação social?

Você sabe o que um profissional de publicidade faz? Descubra as diversas áreas que esta profissão pode te levar, e tudo o que um publicitário pode - e deve! - fazer.
Por: Caroline Melo 14/11/2016 - 10:01 - Atualizado em: 13/12/2016 - 18:56
Publicidade
O publicitário é um profissional polivalente podendo atuar em diversas áreas da comunicação social
Se você está na faculdade a fim de se profissionalizar, deve ter pensado ao menos uma vez: "preciso achar meu lugar". É nessa busca por uma área que aproveite todos os seus atributos que a gente encontra várias opções para uma só formação. No curso de Publicidade e Propaganda não seria diferente.
 
"A formação é multidisciplinar pela natureza da área", explica Eduardo Dias, professor de publicidade na área de criação. Segundo ele, o publicitário atual possui muito mais conhecimento do que se esperaria. Mas não é para se surpreender, uma vez que a área é incrivelmente vasta. Como comunicólogos, os publicitários têm uma formação que vai de psicologia, sociologia e antropologia até noções de computação gráfica, criação, gestão e uso de veículos de comunicação. Os profissionais acabam utilizando em seu dia a dia muitos conhecimento de marketing e design e até mesmo um pouco de linguagem cinematográfica. 
 
E aonde vai o publicitário?
Vai para a redação, direção de arte, atendimento, mídias sociais, criação, gerência de produto, pesquisa, produção, promoção de vendas... ufa! Não faltam áreas que necessitam de um profissional qualificado. É o publicitário que, junto com sua equipe, pensa em campanhas publicitárias, contacta empresas, analisa e produz material para mídias sociais, pensa em estratégias de divulgação e faz o possível para desenvolver um nome ou uma marca baseando-se sempre em estratégias de mercado e linguagem, monitoramento e produção.
 
Atualmente, com toda essa nova onda de internet, os principais ímãs para profissionais de publicidade mudaram um pouco: agora o gerenciamento de mídias sociais tem destaque. "A área que mais atrai os profissionais são as mídias sociais, porque desde as menores até as maiores empresas - que investem ainda mais nisso - precisam de propaganda", explica Eduardo Dias. Ainda segundo ele, as empresas atraem os alunos para suas áreas de marketing e ainda há aqueles que preferem os espaços mais tradicionais como veículos de comunicação e agências de publicidade que, apesar da pouca rotatividade de empregos, permanecem interessando os profissionais mais jovens. 
 
Mas as novidades na área não param por aí. Por causa da concorrência, da variedade das vagas e da vastidão do currículo do curso, que providencia uma formação ampla, "a tendência é ser empreendedor e trabalhar sozinho", de acordo com o professor. Isso porque os formados em publicidade possuem conhecimentos que os permitem gerir projetos menores independentemente. E sim, isso também inclui os famosos freelances. "Hoje em dia não é cada um fazendo uma coisa, hoje um profissional faz de tudo um pouco", conta Eduardo. Não há mais limites para a criatividade e a capacidade de um bom publicitário.

Comentários