Profissão repórter

Você sabe o que faz este profissional?
Por: Katarina Bandeira 16/02/2018 - 09:59
O repórter trabalha diretamente nas redações. Foto: Pixabay

No imaginário coletivo, repórter é aquela pessoa que aparece nos jornais televisivos sempre preparado para noticiar grandes acontecimentos. Seja em frente ao parlamento, em uma zona de conflito ou dando dicas para o fim de semana, o profissional tem que estar preparado para falar sobre diversos temas, a qualquer hora, dia ou lugar que for enviado. Mas não é apenas na televisão que o repórter pode trabalhar. Canais de comunicação como emissoras de rádio, jornais e portais na internet também mantém o profissional que pode atuar em diversos seguimentos da notícia.

Apura, escreve, narra

Todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter. A frase parece batida, mas diz muito sobre a profissão, uma vez que o graduado em jornalismo pode trabalhar em assessorias de comunicação, mídias sociais, entre outras áreas que necessitam de um comunicador social. O repórter, no entanto, trabalha diretamente nas redações e, geralmente, cobre pautas pré-determinadas por um editor ou pauteiro. Nos jornais, os profissionais são divididos por editorias, cobrindo assuntos específicos como política, esportes, cidades, educação, cultura, mundo, economia, além haver repórteres fotográficos e cinematográficos.

Entre as atribuições do profissional estão participar das reuniões de pautas e pesquisar (ou apurar, no jargão jornalístico) a informação que será veiculada ou o entrevistado. Isso é feito principalmente em caso de “matérias frias”, que não precisam ser publicadas rapidamente. Ele também deve escrever o texto que será impresso, publicado ou servirá como base para o que será dito no rádio ou na televisão e só então repassar a informação ao público.

Tipos de repórter

É comum encontrar, retratados em filmes, livros e histórias em quadrinho, repórteres destemidos, prontos para expor a verdade em frente às câmeras ou que ganham à vida observando e escrevendo sobre o cotidiano. Porém, há muito mais categorias dentro da profissão. Para ajudar a ilustrar quais os tipos de profissionais encontrados no mercado de trabalho, separamos alguns exemplos da ficção para você conhecer:

Repórter cinematográfico – é responsável por manusear a câmera de vídeo a fim de capturar imagens, em ambientes externos, para serem usadas em reportagens, tal como Louis Bloom Lima (Jake Gyllenhaal), do filme Abutre.

Repórter fotográfico - correr atrás da notícia com uma câmera na mão e registrar grandes acontecimentos também é trabalho do repórter. Na ficção Peter Parker, a identidade secreta do Homem-Aranha, é repórter fotográfico do Clarim Diário e trabalha exatamente tirando fotos do “teioso”.

Repórter correspondente – passar um tempo morando em outro país e trazendo as notícias de lugares fora de seu local de origem, mas com a visão de uma pessoa local. Essa é a premissa de um correspondente internacional. Ele, geralmente, é escalado para ficar em países onde acontecem conflitos ou que são mais relevantes para o jornal em que trabalha. No filme Profissão Repórter, Jack Nicholson interpreta um repórter correspondente que troca de identidade com um morto e passa a fugir de seus conhecidos.

Repórter especial – um enviado especial que atua em situações específicas, de acordo com a necessidade do veículo que trabalha. Um bom exemplo cinematográfico está no filme Quase Famosos, que apresenta o jovem jornalista Patrick Fugit, escalado pela revista Rolling Stones, para seguir uma banda de rock, nos anos de 1970.

Repórter de web – na era da informação on line, o repórter de web se faz cada vez mais presente nas redações. Geralmente ele trabalha de dentro do veículo de comunicação e faz poucas incursões para a rua, alimentando portais de notícias, quase sempre em tempo real. Apesar de não ser jornalista a blogueira misteriosa da série Gossip Girl, fazia um excelente trabalho ao reportar os maiores acontecimentos do Upper East Side, em seu blog e ainda informa aos seus seguidores quando haviam novas postagens no site.

Repórter investigativo - último e não menos importante, o repórter investigativo é o queridinho da maioria das séries, filmes e histórias em quadrinhos. Podemos destacar vários, entre eles, o jovem Tintim, Lois Lane e Mikael Blomkvist, jornalista da série Millennium, escrita por Stieg Larson (interpretado por Daniel Craig, no filme Os homens que não amavam as mulheres). Eles são responsáveis por ir atrás de grandes furos, ou seja, notícias inéditas que devem ser dadas antes de seus concorrentes, além de investigar casos misteriosos, afim de conseguir a melhor matéria.

Já pensou em cursar jornalismo e virar repórter também? Na UNINABUCO você pode!