Monitoria: entenda como ela funciona nos cursos de Humanas

Apesar de ocorrerem em muitos cursos, as atividades de monitoria podem variar de acordo com o área do conhecimento
Por: Katarina Bandeira 26/10/2017 - 16:13 - Atualizado em: 27/10/2017 - 10:23
Alunos ajudam outros alunos a desenvolver atividades passadas pelos professores. Foto: Pixabay

PorHenrique Nascimento

A Arte, a Comunicação, a Filosofia, a Psicologia e a Administração, são exemplos de cursos de humanas. As ciências humanas ou humanidades correspondem a um campo amplo do conhecimento. Fazem parte desse grupo as áreas que têm o “humano” enquanto objeto de estudo. Não quer dizer que se trate do estudo do corpo humano, mas de características técnicas, subjetivas e práticas que são múltiplas no indivíduo e na vida em sociedade.

Independente do curso a monitoria é uma atividade importante que deve ser incentivada durante a graduação. Um aluno que se torna monitor atua junto com o professor na transmissão do conteúdo e no auxílio de outros estudantes. Para isso, é necessário que o monitor tenha cursado a disciplina que prestará monitoria e se submeta a um processo de seleção. Para entender como funciona a monitoria na área de humanas, a professora de Pedagogia da UNINABUCO, Graziela Morais, explica alguns detalhes. Confira!

Cronograma de atividades de monitoria

No início do semestre todo professor universitário deve preparar o seu planejamento de aulas. Graziela conta que quando tem alunos monitores envolvidos na disciplina também é preciso organizar junto com eles um cronograma de monitorias que se encaixe com as aulas. Essa organização deve levar em consideração qual o tipo de atividade será realizada pelos monitores e em que horário será feito. É preciso que a monitoria não se choque com o horário de aulas dos monitores nem dos monitorados.

A professora Graziela contou com auxílio de monitores na disciplina de Políticas Públicas do curso de Pedagogia. Nesse caso, ela explica que o objetivo era que o monitor tivesse momentos com os monitorados para tirar dúvidas fora do horário de aulas. Assim, ele acompanharia as principais dificuldades, auxiliaria na execução de atividades e orientações de trabalhos.Tudo sob a orientação da professora.

Reuniões de orientação

Apesar do cronograma ser importante, Graziela ressalta que ele não é uma camisa de força e pode ser adaptado. A partir do momento em que as aulas começam, é possível que as dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina sejam diferentes das cogitadas inicialmente. Por isso, o monitor pode conversar com o professor para adaptar as atividades da monitoria as necessidades dos alunos e vice versa.

Graziela costuma realizar reuniões com os monitores sempre antes das aulas. O objetivo é alinhar o que será feito em sala de aula com o que será realizado pelo monitor. Assim ela pode entender também quais dúvidas o monitor tem dificuldades de sanar, orientando-o ou atendendo posteriormente diretamente ao aluno.

Acompanhamento de leituras e conteúdos de aula

Para orientar outros é preciso estar por dentro dos conteúdos trabalhados. Disciplinas de humanas costumam ter muitas leituras por aula. O monitor tem que estar acompanhando essas leituras, mesmo já tendo cursado a disciplina anteriormente, para revisar esses conteúdos. Dessa forma, ele poderá ter propriedade e confiança para ajudar os monitorados.

Prática com os monitorados

O contato direto com os monitorados deve ser benéfico para o monitor também. É através do ensino que é exercitado o aprendizado. Além de tirar dúvidas, Graziela Morais contou com a ajuda de monitores na orientação dos trabalhos pontuados. Os alunos da disciplina dela precisavam realizar, por exemplo, uma resenha, os monitores estariam os conduzindo para que entendessem o tipo de texto resenha e as demais especificações da atividade.

Ser um monitor é algo que envolve compromisso, dedicação e responsabilidade. Mesmo que seja por um curto período, a monitoria exige do aluno empenho para que renda bons frutos. Para diferentes áreas as especificações podem até ser diferentes como na área de saúde, onde o monitor é essencial nas atividades práticas. No entanto, nada substitui o fato de estar bem capacitado e disponível para sempre estar aprendendo.

Tem interesse em ser um monitor ou monitora? Saiba como você participar dessa atividade!