Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estude para o Enem até mesmo no seu momento de lazer

Professores de história e atualidades montaram uma lista de filmes e séries que vão te ajudar a estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio
Thayná Aguiar Por: 23/12/2020 - 13:02

O fim de ano é marcado pelas festas de Natal e Ano Novo, recessos e férias. Mas com a proximidade do Enem, que será realizado nos meses de janeiro e fevereiro, com os modelos tradicional e digital, o momento de descanso também pode ser de estudo. Pensando nisso, os professores Thais Almeida e Hilton Rosas, de história, e Benedito Serafim, de atualidades, montaram uma lista de filmes e séries que vão te ajudar na preparação para a prova de Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio. Confira a lista!

História

A professora Thais Almeida indicou três produções para compor essa seleção, sendo elas: 1917; Guerras do Brasil e Os 7 de Chicago.

1917

"1917 fala sobre a Primeira Guerra e é um filme todo baseado em relatos de um familiar do diretor, que viveu a guerra", afirma Thais. 

 

Guerras do Brasil

Já a sua segunda sugestão é uma série da Netflix. "A série aborda várias guerras ao longo da história do Brasil e conta com comentários de especialistas", destaca a docente.
 

Os 7 de Chicago

"O filme retrata o julgamento de sete líderes de movimentos sociais que foram presos e acusados pelo governo americano de conspiração e incentivo à violência na década de 1960. Um dos pontos principais dos protestos era contra a guerra do Vietnã e esses protestos, na época, mobilizaram milhares de pessoas", destaca a professora Thais Almeida.

 

Já a lista do também professor de história Hilton Rosas é composta por Expresso do Amanhã; a trilogia do Matrix; 300 e 300 a ascensão do Império. Veja, abaixo, por que o professor fez as indicações:

O Expresso do Amanhã

"Uma boa dica para relacionar as questões de desigualdade social e sociedade de classes", diz Hilton Rosas.

 

Matrix

"Matrix é interessante para refletir filosoficamente sobre como hoje somos dependentes das máquinas e o quanto tal dependência nos leva à ignorância, como acreditar nas fake news", complementa.

300

"Já 300 fala das guerras entre Gregos e Persas em 480 a.C.", conclui o docente.

 

Atualidades

O professor de geografia e atualidades Benedito Serafim também elencou três filmes para te ajudar na hora de se preparar para o Enem. Os escolhidos do docente foram: O Dilema das Redes; Ele Está de Volta e Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar. 

Dilema das Redes

"O documentário Dilema das Redes fala sobre o alto consumo ligado às redes sociais. Ponto extremamente importante na quarta revolução industrial que estamos vivendo. Além de mostrar os problemas da geração Z", afirma Benedito.

 

Ele Está de Volta

“Ele Está de Volta mostra tópicos tanto da história do totalitarismo nazista, como a apatia política e não credibilidade atual na política, que é terreno fértil para a volta de ideologias totalitarias", continua o docente.

 

Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar

"O filme fala do polo da indústria de jeans da cidade de Toritama. É uma crítica a atual situação de trabalho, onde uma elite coloca na cabeça dos trabalhadores a falsa ilusão de ser seu 'próprio patrão’”, finaliza.

 

Comentários