Entenda a importância da voz para profissionais de comunicação

Como exercícios vocais ajudam a melhorar o desempenho de comunicadores
Por: Katarina Bandeira 02/10/2017 - 09:07 - Atualizado em: 25/10/2017 - 09:43
Comunicadores têm, cada vez mais, procurado o auxílio especializado para cuidar da voz. Foto: Freepik
A voz é um instrumento poderoso de interação. É por ela que conseguimos expressar muitas de nossas emoções, direta ou indiretamente, através do tom, do ritmo e de outras nuances vocais. Para os profissionais de comunicação alcançar a sonoridade correta ao passar determinada informação é ainda mais importante, principalmente na veiculação de notícias em canais como o rádio ou a televisão. Para alçar o máximo de aproveitamento vocal, além de tomar os cuidados necessários para a saúde da voz, os comunicadores têm, cada vez mais, procurado o auxílio especializado e focado em exercícios que são essenciais para a atividade.

Exercitar é preciso

A professora de Telejornalismo da UNINABUCO, Juliana Sampaio, defende a importância de buscar ajuda, principalmente para quem quer focar nas áreas de áudio e audiovisual. Na época em que ainda era estudante de comunicação ela procurou serviços de fonoaudiologia para melhorar a forma de projetar a voz. “Lá, trabalhamos a respiração com o diafragma e a postura, além de exercícios para destravar a língua”, conta.

Os exercícios aprendidos na época da graduação são, hoje, utilizados pela professora em sala de aula.  “Como a cadeira de telejornalismo é prática, antes de gravar eu oriento os alunos sobre a importância de fazer os exercícios para destravar a língua. Na hora de gravar é preciso tomar cuidado para não estar com nada na boca, como chiclete ou bombons. Fazer uma simulação de mastigação exagerada, o exercício besourinho e caretas, também ajuda a melhorar a fala”, explica a professora.

A voz da imaginação

Antes da invenção da televisão as pessoas tinham acesso às notícias apenas por meios impressos e pelo rádio. O interlocutor não era visto pelo público e isso dava asas a imaginação do ouvinte, que criava uma imagem mental de como seria, fisicamente, o dono da voz. Nos dias de hoje, esse lado lúdico do rádio ainda continua, por isso, muitos profissionais tendem a trabalhar maneiras de dar particularidades a narração, criando até mesmo uma fidelização com quem ouve a locução.

“As pessoas projetam quase uma imagem de quem está do outro lado, dependendo da voz. Quando não conhece o radialista ou a pessoa que está falando ali, na rádio, o ouvinte imagina-o de um jeito muito particular. A voz vai caracterizar o locutor e vai virar um vínculo com quem o escuta. Às vezes, o público nem conhece o radialista, mas gosta daquela voz, daquela entonação e cria um vínculo sem precisar do visual”, reforça Juliana.

Cuidados com as cordas vocais

Tanto para profissionais que atuam no rádio quanto os que atuam no meio televisivo devem tomar alguns cuidados para manter a voz firme. Beber bastante água, servida em temperatura ambiente, evitar pigarros, cigarros e café são alguns dos cuidados que quem trabalhava com a voz tem que ter. "Também é bom comer maçã, que é adstringente, ou seja, limpa a garganta", aconselha a professora.

E você, faz ou trabalha com comunicação? Conta para a gente, nos comentários, quais os cuidados com a  voz que você tem!