Em 2018, aprenda economizar e fazer seu dinheiro render mais

Por: Taísa Silveira 05/01/2018 - 11:48 - Atualizado em: 05/01/2018 - 11:49
Você sabe economizar? siga pequenas dicas para começar 2018 criando a sua poupança/Pixabay

Por Rafaella Sabino

Final de ano é aquele momento em que as pessoas tiram um tempo para reformar a casa, comprar roupas novas, participar de festas e amigos-secretos. Tudo isso demanda algo muito importante, porém escasso, para todos: dinheiro. Geralmente, essas e outras despesas acabam recaindo sobre o 13º salário. E, quase sempre, as contas passam do ponto. Pensando nisso, para começar o ano de 2018 equilibrando os gastos e acertando as dívidas, elaboramos algumas dicas que podem te ajudar a economizar e fazer seu dinheiro ser ainda mais rentável. Confira!

Reserva de contingência

“Manter reservas sempre foi algo importante, mas atualmente tem se tornado cada dia mais indispensável. Digo tanto para contingências, quanto para a aposentadoria. Com a reforma da previdência em curso aumenta sobremaneira a necessidade de mantermos uma aplicação de longo prazo pensando em complementar a renda”, afirma a professora de economia da UNINABUCO, Mabel Carmona.

Ela explica que reservas de contingência são aquelas que fazemos para possíveis eventualidades, como  gastos com um acidente ou doença mais grave inesperada, equipamentos da casa que quebram sem dar sinais de defeito, e, principalmente, em períodos de desemprego.

“O aumento da rotatividade nos trabalho com as novas tecnologias fazem com que as ‘economias’ permitam uma recolocação com mais calma, pois estas complementariam o FGTS, os recebimentos do desligamento e eventual seguro desemprego, que, aliás, está mais difícil de conseguir”, diz.

Como eu posso economizar?

Mabel afirma que o primeiro passo para fazer um controle financeiro é construir uma planilha de gastos, destacando os custos fixos, como como energia elétrica, água, gás, plano de saúde e escola das crianças, dentre outros. Em seguida, deve-se analisar as contas que podem ser enxugadas. “E em caso de dívidas a longo prazo, a melhor opção é tentar negociá-las em melhores condições”, diz.

Quando for às compras, seja no mercado ou no centro da cidade, é importante levar uma lista com o nome dos produtos que você precisa e respeitá-la. Outra dica indispensável, neste caso, é nunca sair com fome. Pesquisas indicam que fazer compras com a barriga vazia leva ao impulso. Se estiver precisando comprar roupas e sapatos, aproveitar as datas nas quais o varejo realiza liquidações.

Otimize seu deslocamento pela cidade. Com a elevação dos custos de gasolina e transportes, além do aumento dos engarrafamentos, o planejamento de saída deve ser relacionada com o intuito de perder menos tempo e dinheiro. Ao invés de ter um carro, vá a pé ou utilize bicicletas, ônibus, metrô e até Uber ou Táxi. Outra dica é tentar fazer o máximo de coisas na mesma saída.

Outras dicas para começar 2018 economizando

1 - Siga a regra dos 50, 15, 35. Ou seja, separe 50% da sua renda para gastos essenciais, como moradia, alimentação, transporte, educação; 15% para prioridades financeiras, como pagamento de dívidas mais urgentes ou para a poupança; e 35% para hobbies e 35% para gasto relacionados a lazer, cuidados com beleza, academia, dentre outros.
2 - Organize-se para pagar todas as contas assim que entrar o seu salário. Assim fica mais fácil de visualizar quanto dinheiro sobra, além de evitar que você esqueça de quitar algum débito.
3 - Crie prazos para seus objetivos. Até quando você quer pagar aquela dívida? Daqui a quanto tempo você quer comprar tal produto?
4 - Se sua renda for variável, o cuidado deve ser maior. Faça uma média dos últimos 12 meses e identifique os períodos em que você ganha mais e menos. Organize-se para pagar seus custos fixos e, quando ganhar acima da média, guarde o restante em uma poupança.
5 - Como os planos de saúde estão cada vez mais caros, reavaliar as opções mais simples.
6 - Guarde seu cartão de crédito em casa e pague tudo à vista. Caso você tenha abusado dele, aproveite os programas de pontuação.
7 - Avalie se é melhor consertar ao invés de comprar um produto novo.
8 - Diminua as saída para restaurantes, barzinhos e shows.
9 - Leve seu almoço e lanche para o trabalho.
10 - Caso precise cortar a academia, pratique esportes ao ar livre.
11 - Tenha uma poupança mensal e a considere como uma dívida externa.
12 - Tenha um cofrinho e junte todas as moedas que passarem por suas mãos.
13 - Prefira atacados à supermercados e sempre faça pesquisas de preço.
14 - Economize água e energia. Além de ser uma atitude cidadã, você estará economizando dinheiro.

E você? Como costuma planejar seus gastos financeiros? Conta para a gente! Conheça também o curso presencial de Ciências Contábeis da UNINABUCO!