Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia do Farmacêutico: veja áreas de atuação além da farmácia

Por: 20/01/2020 - 18:54
Uma das profissões que mais atrai o interesse de estudantes de todo o Brasil, o farmacêutico também tem um dia em sua homenagem, celebrado nesta segunda-feira (20). Apesar de 75% destes profissionais atuarem nas farmácias tradicionais, de acordo com dados dos Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs), a função tem uma área de operação muito ampla. Segundo Elisângela Silva, doutora em ciências farmacêuticas, o profissional desta área está capacitado a trabalhar em mais de 77 funções.
 
"O profissional pode atuar na assistência farmacêutica, prestando assistência administrativa a várias áreas, como SUS e hospitais. Ele pode atuar em análises clínicas e toxicológicas, trabalhando com exames na área de hematologia, virologia, microbiologia. Também poderá atuar em análises toxicológicas, que permite uma vasta área de atuação, como a análise ambiental, forense, veterinária. São muitas áreas", evidencia Elisângela.
 
Uma das vertantes em ascensão no setor é a cosmetologia, que realiza testes de produtos cosméticos para serem usados, futuramente, em consumidores. De acordo com Elisângela, o crescimento desta área acompanha a tendência do estilo de vida da população, que almeja cada vez mais um cotidiano saudável, além de buscar alcançar um padrão estético. 
 
"(O setor de cosmético) se encaixa quando você trabalha com a indústria, quando você trabalha com farmácias de manipulação e quando você trabalha com farmácia estética. É um setor que está em ampla expansão. Cada vez mais profissionais estão buscando este setor, porque é uma característica deste estilo de vida mais saudável e o mercado de beleza aquecido. Com isso, ele pode atuar em diversas frentes, idealizando os produtos cosméticos, orientando o correto uso, como também fazendo alguns procedimentos estéticos", explicou.
 
O que faz um profssional de cosmetologia?
 
Lariza Alves, 33 anos, é farmacêutica de pesquisa e desenvolvimento em uma empresa de cosmético que tem franquias em três regiões do Brasil. Ela atua no processo de elaboração de um produto e no teste de durabilidade do mesmo.
 
"Eu faço testes, de bancada, para desenvolver protótipos de projetos que eu faço. Tanto para novos produtos para empresa, quanto para médicos que querem linhas exclusivas de cosméticos. Portanto, eu trabalho por projeto. Não há rotina fixa", conta.  
 
"Com isso, eu estudo as matérias-primas, as fórmulas, e testo até chegar na forma desejada. Isso inclui fazer controle de qualidade, porque a gente precisa determinar vários parâmetros que precisam ser definidos, tanto para garantir a validade do produto, quanto para o registro junto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)", finaliza a farmacêutica. 
 
Lariza conta que, por sua versatilidade, o farmacêutico se torna um profissional requesitado pelo setor industrial. Assim como Elisângela, ela destaca o crescimento do econômico do setor. "A área cosmética está em plena ascensão. Muitas vezes, o Brasil entra em crise, mas a área de cosmético não sofre tanto", frisou a farmacêutica. Veja a reportagem em vídeo completa abaixo: 

Comentários