Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça a história da cidade que “quase inundou” uma capital

No aniversário de 129 anos de São Lourenço da Mata descubra os principais acontecimentos da cidade
Por: Katarina Bandeira 09/01/2019 - 18:33 - Atualizado em: 10/01/2019 - 09:49
Cidade tem história que mexe com o imaginário pernambucano até os dias atuais. Foto: Guilherme Jofili/Vreative Commons
Cidade tem história que mexe com o imaginário pernambucano até os dias atuais. Foto: Guilherme Jofili/Vreative Commons

Há mais de 40 anos, a cidade de São Lourenço da Mata, na Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife (RMR), virou protagonista de uma das maiores histórias da cultura pernambucana. Sendo um dos municípios mais antigos do Brasil, completando 129 anos, neste dia 10 de janeiro, pode-se esperar muito de sua carga histórica. No local há, entre outros tesouros, a segunda igreja mais antiga do país e a maior reserva nacional de Pau-Brasil. Porém, apesar de seus inúmeros atributos, existe um que marcou a vida de centenas de pessoas: Tapacurá.

Tapacurá, estourou!

Em 21 de julho de 1975, um boato correu pelas bocas e ouvidos dos recifenses, fazendo a capital pernambucana beirar a loucura. A barragem de Tapacurá, localizada em São Lourenço da Mata, era a vilã de um cenário digno de filme. Dizia-se pelas ruas e pelo rádio, que a reserva teria estourado e uma onda gigante estaria há poucas horas de atingir o Recife.

Homens, mulheres, crianças e idosos, todos corriam desesperados. Diversos meios de transporte foram abandonados nas avenidas, enquanto aqueles que deixavam seus veículos tentavam alcançar lugares mais altos para escapar da enchente. Todo mundo procurava fugir das águas de Tapacurá. O tumulto foi tão grande que ficou marcado na memória até mesmo de quem não estava vivo para fugir da onda gigante que não chegou, mas ajudou a marcar a cidade no imaginário dos pernambucanos.

Segunda igreja mais antiga do Brasil

Mesmo que sua história mais famosa seja fruto de um boato, São Lourenço da Mata está também rodeada de acontecimentos e títulos que merecem atenção. Um deles é a construção da segunda igreja mais antiga do país, com registros da obra datados de 1540. A Igreja de Nossa Senhora da Luz, erguida inicialmente como capela, ainda conserva elementos arquitetônicos do século XVI. Nela é prestada uma homenagem a São Lourenço, o padroeiro da cidade.

Capital do Pau-Brasil

A maior reserva nativa de Pau-Brasil, árvore símbolo do país e que corre risco de extinção, também está localizada em São Lourenço da Mata. A cidade ficou conhecida nos últimos anos como a “Capital Nacional do Pau-Brasil”, título conferido pela Fundação Nacional do Pau-Brasil. Eles estão presentes na Estação Ecológica de Tapacurá, uma área de 776 hectares, que abriga mais de 50 mil pés de pau-brasil, cuja a madeira é considerada uma das mais valiosas do mundo.

 

Dê os parabéns para a cidade nos comentários!

 

Comentários