Conheça 3 ferramentas para deixar seu seminário digno de nota 10

Sites ajudam em pesquisa, montagem de slides e até normas da ABNT
Por: Katarina Bandeira 14/11/2018 - 13:26
 Confira ferramentas que podem te ajudar a passar por essa experiência. Foto: Freepik

Quando se cursa uma graduação existe uma palavra que pode amedrontar até o mais corajoso dos estudantes, o seminário. A prática avaliativa que consiste em ficar em pé, diante da sala lotada e do professor da disciplina, esmiuçando assuntos importantes para o desenvolvimento acadêmico é responsável por tirar o sono de muitos alunos. Porém, existem ferramentas que podem ajudar você a passar por essa experiência, muitas vezes tortuosa, como um vencedor. Confira:

Vá além da wikipédia

Uma das coisas mais importantes relacionadas a apresentação acadêmica são as fontes nas quais aquele trabalho está baseado. Esqueça as pesquisas feitas em sites não especializados. Uma das formas de deixar seu seminário mais crível e cheio de embasamento é utilizar trabalhos acadêmicos já publicados para reforçar seus argumentos. Para isso, você pode usar a plataforma SciELO  (Scientific Electronic Library Online), uma biblioteca eletrônica que guarda um extenso acervo de periódicos científicos brasileiros. Uma ótima fonte para montar a bibliografia.

Faça os melhores slides

Na hora de apresentar o trabalho é preparar slides que sejam atrativos para quem está assistindo. Para isso, nada melhor do que o Prezi, um site no qual o usuário pode montar sua apresentação de uma forma mais dinâmica, longe dos moldes clássicos do Powerpoint. O site possui tanto uma versão gratuita, quanto versões pagas que dão acesso a um conteúdo exclusivo.

Siga as normas

Normas da ABNT. A frase que envolve o nome da Academia Brasileira de Normas Técnicas causa calafrios na maioria dos estudantes universitários. Afinal, “será que estou vivendo ou apenas escrevendo em times new roman, tamanho 12, espaçamento 15 e margem superior com três centímetros?”, muitos se perguntam. Mas existe um site para ajudar você a entregar o texto atendendo todos os requisitos acadêmicos. No Fast Format, você pode escolher entre diversos modelos como TCC, Monografia, Dissertação, Tese, Artigo Científico, entre outros e, a medida que  for escrevendo ou colocando texto, o site vai formatando o conteúdo.

Bônus - para acabar com o nervosismo

Mas se seu problema na hora de apresentar um seminário é o nervosismo, a dica é Headspace. Um aplicativo gratuito, que tem como proposta ajudar o usuário a se concentrar, respirar e alcançar um bom desempenho nas tarefas diárias por meio de técnicas de meditação e mindfulness. Cada pacote dura apenas alguns minutos e ensina a controlar a respiração, calma, foco, entre outros. Ideal para quem costuma suar frio na hora das apresentações.

Gostou das nossas dicas? Conta para a gente se você usa algum outro site ou aplicativo para ajudar nas tarefas acadêmicas!