Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como produzir um pré-projeto de tcc sem erros?

O professor Eduardo Dias elencou algumas dicas fundamentais para o sucesso do seu trabalho
Thayná Aguiar Por: 11/11/2020 - 12:35

Trabalhos e projetos fazem parte de todo o período da graduação, mas na reta final o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é a atividade que mais exige dos alunos e professores. Por isso, sua preparação começa com antecedência. Seja chamada de ‘Pré-projeto’ ou ‘TCC 1’, nesta disciplina, os estudantes irão preparar o documento que antecede a versão final do TCC. 

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pré-projeto é a “estrutura de um empreendimento a ser realizado”. O documento é responsável por apresentar, de forma organizada, as prováveis atividades que serão desenvolvidas ao longo do trabalho. 

Para o professor do curso de publicidade da UNINASSAU Eduardo Dias, o pré-projeto tem uma importância fundamental. "A partir dele se avalia a capacidade do aluno de perceber problemas, elaborar estratégias de solução e executá-las. O pré-projeto assume uma importância equivalente ao TCC", afirma. 

"O pré-projeto de TCC consiste em estabelecer as diretrizes metodológicas e teóricas para a realização do trabalho. É a partir dele que o professor toma conhecimento das demandas do trabalho e pode desenvolver um cronograma e ações para a orientação ao longo do semestre", destaca o docente. 

Para que a atividade seja realizada com maestria, o professor Eduardo Dias elencou alguns pontos que os alunos não podem esquecer durante o processo de produção.

Pesquisa

O pré-projeto necessita muita pesquisa sobre a situação em que se deseja realizar a pesquisa, seja ela de caráter prático (experimental) ou teórico (monografia). A pesquisa inicial quando é feita de maneira aprofundada e extensa vai dar ao aluno a autonomia de tomar as decisões necessárias para encontrar as respostas, soluções e desenvolver suas análises. Sem a pesquisa inicial de exploração do campo não há um bom TCC. 

Conhecimento

É preciso possuir um conhecimento aprofundado do que se pretende estudar e dominar as ferramentas metodológicas da área em que se está desenvolvendo o projeto. Esses dois elementos são essenciais para definir as direções que o projeto irá tomar na sua fase de execução.

Escrita

Uma escrita objetiva, coesa e nítida é essencial para que se permita a discussão do objeto teórico-empírico em questão.

 

Comentários