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Como criar um podcast e fazer sucesso?

Confira algumas dicas que podem te ajudar a criar o seu
Marcele Lima Por: 21/10/2020 - 11:51

De acordo com o relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, uma empresa americana voltada para estudos de dados envolvendo a criação e distribuição de podcasts, o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de conteúdos do gênero mais cresceu desde o início de 2020, sobretudo após o decreto de pandemia causada pelo novo Coronavírus. Ele divide o top 3 com Reino Unido e Canadá, no entanto em relação ao consumo, os programas brasileiros caem para a quinta posição da lista, ficando atrás da Turquia, Índia, Colômbia e Argentina.

Ou seja, os lugares onde se produz mais não são os que se consomem mais os podcasts. Uma justificativa para o problema, de acordo com uma executiva de marketing da Voxnest, em entrevista a sites especializados, é que no Brasil muita gente ouve o podcast no caminho do trabalho ou da academia, e o isolamento social fez com que em casa as pessoas deixassem de procurar pelos conteúdos.

Uma busca simples no Google é possível se deparar com programas de todos os gêneros, assuntos do mais variados, como música, esporte, política, gastronomia. Para chamar atenção é necessário produzir conteúdo com qualidade e não somente gravar um áudio e postar. Esse cuidado impacta diretamente no consumo e na conquista de um público. Então, como criar um podcast que mantenha a fidelidade do público? 

O tema

Inicialmente é escolher um tema e ter domínio sobre ele para trabalhar com propriedade e passar a credibilidade buscada pelo público, segundo a radialista e professora universitária, Nice Lima. Para ela também é fundamental debater informações novas sobre o conteúdo proposto. “É importante conhecer profundamente o tema e buscar uma originalidade acerca daquele tema que você vai mostrar ao público”, orienta a docente. 

O tema também está atrelado a escolha das pessoas que deseja alcançar com seu material. Escolha um nicho, faixa etária específica, crie conteúdos que busquem atender às necessidades dos seus ouvintes.

A linguagem

Outra preocupação de quem pretende começar a trabalhar com esta mídia e deseja que seu produto seja um sucesso é o cuidado e adaptação do texto ao formato radiofônico. Não é só sair falando por aí, existe uma linguagem específica que se for seguida pode ser um diferencial. “O podcast é uma mídia de áudio, então é importante que as pessoas entendam que, mesmo sendo uma mídia que muita gente está curtindo, até umas pessoas consideram que esta na moda, mas a linguagem é radiofônica. Então é saber que expressões ficam melhor colocadas em um texto para áudio, saber que recursos fazem parte dessa linguagem e de que forma você pode passar uma mensagem usando voz, música, efeitos, silêncio”, opina a radialista Nice Lima.

Gravando

Então, escolheu o tema, estudou a forma de adaptar o texto,seu público alvo. Vamos gravar? Tenha cuidado com a qualidade da gravação. Escolha um ambiente silencioso e onde ninguém possa te atrapalhar. Se não tem como ir para um estúdio, nas plataformas de downloads de aplicativos dos smartphones existem programas gratuitos que prometem qualidade de áudio e é possível, além de gravar, editar, colocar vinhetas, efeitos sonoros e demais recursos para deixar seu material atrativo. Se puder investir em um microfone será legal, contudo uma sugestão é utilizar os fones de ouvido sem fio com microfones que reduzem os ruídos. 

Divulgue! Compartilhe!

Por fim, planeje a divulgação. Sites e aplicativos disponibilizam espaços para armazenar e transmitir os arquivos sonoros. Exemplos disso são o Deezer e o Spotify, eles são agregadores de podcast e precisam que antes o produtor do conteúdo tenha hospedado o conteúdo em um site ou aplicativo, como Anchor e Soundcloud, por exemplo, para gerar o link e a postagem nas plataformas de streaming de áudio. 

Colocou seu podcast no ar, divulgue, mas não somente entre seus amigos e parentes. Pense estratégias de mídias sociais e quais ferramentas vai utilizar. “Eu acredito que tudo que envolve as plataformas digitais é importante que as pessoas tenham conhecimento [de] como divulgar esse podcast, que plataformas colocar, como vai ser o uso das redes sociais em torno desse podcast. Pensar em como “embalar” também esse produto, ter uma arte bacana. Pensar nessas questões, já que não é meramente um conteúdo de áudio puro e simplesmente., Como ele está na internet é necessário que ele esteja relacionado em tudo que envolve essa linguagem digital”, comenta a professora e radialista Nice Lima.  

Feito isso, buscar construir uma relação de proximidade, pedindo sugestões de pauta, feedbacks e respondendo os comentários pode ajudar a fixar a audiência e pode ser o primeiro passo para alcançar ainda mais ouvintes. 

21 de outubro - dia nacional do Podcast

Você sabia que no dia 21 de outubro é comemorado o dia do Podcast no Brasil? A data foi influenciada pela criação do dia mundial do podcast, idealizada pelo americano Steve Lee em 30 de setembro de 2014, conhecido como #podcastday. A partir daí produtores brasileiros empolgaram-se com a comemoração, que tinha o objetivo de difundir e ampliar o consumo da mídia no mundo todo, e criaram um dia para ser festejado nacionalmente. A data faz alusão ao “Digital Minds”, material criado por Danilo Medeiros em 2004.

 

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